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Se o iFood atrasar, saiba como reclamar para não sair no prejuízo

Pedir comida por aplicativo está cada dia mais comum. Só que muitos brasileiros reclamam do atraso nos pedidos. Saiba o que fazer nessa hora crucial.



Pedir comida por aplicativo é uma prática cada vez mais comum no Brasil. Seja pela praticidade ou pelo simples desejo de comer algo diferente, sem sair de casa. O problema é quando o pedido atrasa. Você sabe o que fazer? Veja quais são os direitos dos consumidores e saiba como agir.

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Com o crescimento do serviço, cresceu também a reclamação de atraso na entrega. Muitas empresas ainda não conseguiram se adequar ao grande volume de pedidos e muitas atendem os clientes com atraso, o que pode inclusive prejudicar a reputação das empresas, com risco de terem uma avaliação ruim no iFood.

Comida por aplicativo

O tempo máximo aceitável pelo consumidor entre o pedido e a entrega é, no geral, de 45 minutos. O problema é quando os atrasos são superiores a 15 minutos, tornando a espera muito acima do normal.

É o que contraria muitos clientes, que muitas vezes ficam sem saber o que fazer. Quase sempre o motivo do atraso tem relação com alguma falha por parte do restaurante. Por essa razão, a primeira orientação é entrar em contato com o local onde fez o pedido em busca de informações sobre a entrega.

O Código de Defesa do Consumidor é claro ao garantir que o cliente tem direito de cancelar a compra sem qualquer prejuízo, caso a entrega da comida por aplicativo não seja feita no prazo determinado.

Afinal de contas, o consumidor não é obrigado a aceitar os pedidos com atraso. Então, se essa for a escolha, a devolução do valor tem que ser integral e obrigatória.

Atenção com a tolerância

Apesar da regra, existe uma tolerância que varia de 5 a 10 minutos, que é considerada aceitável por muitos que pedem comida por aplicativo, principalmente em grandes cidades.

Depois de entrar em contato com o restaurante, se nada for feito, a próxima saída é registrar uma reclamação na plataforma de aplicativo por onde fez o pedido para que as medidas sejam adotada sem prejuízo para o consumidor.

Ao relatar um problema à plataforma, é importante registrar o número do pedido, o horário previsto para a entrega e se possível fazer também um print das telas com as mensagens trocadas com o restaurante. Tudo isso vai ajudar em caso de solicitação de reembolso.




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