scorecardresearch ghost pixel



Seu sono é ruim? A falta DESTA vitamina pode ser a causa de tudo

Muitas pessoas não sabem, mas a falta de vitamina D pode afetar muito o sono, causando insônia e até apnéia. Veja como melhorar isso.



Está tendo uma sensação de dormir mal? Tem interrupções durante a noite ou está tendo que lidar com a insônia ou apnéia? Um dos possíveis motivos talvez seja a escassez da vitamina D.

Veja também: Vitamina D já! Os benefícios para o corpo são inacreditáveis; veja lista

As vitaminas são influentes em tudo, atuando no nosso ânimo, sono, prevenção contra doenças, funcionamento dos músculos, proteção do sistema imunológico, entre outros. Dessa forma, hoje vamos falar sobre a “vitamina do sol” e especificar sua relação com o sono.

Quais são os efeitos da falta de vitamina D? 

O déficit de vitamina D é capaz de causar alterações na liberação de hormônios como a melatonina, que atua no sono. Ou seja, a falta da vitamina está associada com a insônia e apneia, além da constante sensação de cansaço durante o dia.

Dentre os benefícios de um boa noite de sono estão: 

  • Melhora no sistema imunológico
  • Rejuvenescimento da pele
  • Melhora da memória
  • Redução do estresse
  • Controle do apetite
  • Melhora do humor

A vitamina D é associada com o sol, a sua fonte mais popular. Entretanto, você sabe quanto tempo de sol deve pegar ou o quanto de outros alimentos que são ricos em vitamina D deve ingerir? 

Principais fontes de vitamina D

Não poderia ser outra a não ser o sol. O melhor horário para tomar o sol visando a reposição de vitamina D é aquele com maior concentração de raios UVB, os estimulantes da vitamina. O horário seria entre 10h e 16h. Recomenda-se pegar sol 2 a 3 vezes por semana, ficando de 5 a 20 minutos por dia. 

Já os alimentos com vitamina D são as carnes, peixes como salmão e sardinha, marisco, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos. Ou seja, a vitamina D está presente somente em alimentos que tenham origem animal, com exceção do cogumelo. 

Em uma hipótese em que a exposição solar não supra a necessidade de vitamina D, ela deve ser alcançada por meio dos alimentos ou de suplementos. Dessa forma, para crianças ou adultos saudáveis, é recomendado 15 mcg de vitamina D por dia.  

Para os vegetarianos que desejam conseguir maior abundância de vitamina D, o processo será pela exposição ao sol ou suplementação, que deve ser indicada por algum profissional.

Foto: Phoenixns/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário