scorecardresearch ghost pixel



Seus dados do Twitter podem estar na dark web; Siga ESTES passos para se proteger

Estima-se que 200 milhões de usuários da rede social tiveram seus dados vazados.



Nos últimos dias, dados de 200 milhões de usuários do Twitter teriam vazado em um fórum de cibercriminosos na dark web. Contudo, a equipe de Elon Musk afirmou que não há evidências de que houve vulnerabilidade nos sistemas do Twitter.

Leia mais: Vazamento de dados na internet pode causar riscos financeiros; entenda

Vale lembrar que este seria o segundo vazamento recente da rede social, uma vez que teria ocorrido algo parecido no mês passado.

Defesa

O Twitter argumenta que, na verdade, os que estão chamando de supostos vazamentos são informações que já estavam disponíveis na internet por meio de outras fontes. Por outro lado, em agosto, o Twitter confirmou uma exposição de dados de seus usuários. Na ocasião, 5,4 milhões de contas foram afetadas.

O risco envolvido no vazamento de informações, como nome e e-mail, é o cruzamento destes dados com outras informações pessoais do usuário. Na prática, a ação facilita a aplicação de golpes mais direcionados.

Como verificar um vazamento?

Hoje já há ferramentas que auxiliam o usuário a descobrir se foi vítima de alguma exposição de dados. Uma delas é o site “Have I Been Pwned?”. Por lá, em síntese, ao inserir o e-mail e clicar em “Pwned?”, a plataforma faz a verificação sobre o possível vazamento do endereço eletrônico em listas presentes na dark web.

Para saber se o vazamento ocorreu especificamente no caso do Twitter, observe se os resultados aparecem o passarinho símbolo da rede social. Por fim, a mensagem de alerta começa com “In early 2023, over 200M records scraped from Twitter appeared on a popular hacking forum?“.

Caso ela apareça, é porque você teve o seu e-mail vazado via Twitter.

Aumento na segurança

Ações simples podem auxiliá-lo a aumentar a segurança de seus dados. Uma delas é, por exemplo, desconfiar de ligações e e-mails. Muitas vezes podem ser criminosos se passando por outras pessoas, como gerentes de bancos. Nestes casos, é sempre válido procurar diretamente a agência bancária pra evitar fraudes.

Outra alternativa é criar senhas mais fortes, que contenham letras, números e caracteres especiais (como #, $, @). Além disso, é preciso alterá-las de tempos em tempos. Por fim, ative a verificação em duas etapas disponíveis nas redes sociais e e-e-mails.

Vale lembrar que proteger o seu CPF de uso indevido também é fundamental. Para isso, há ferramentas como o site Registrato, que é um serviço do Banco Central onde é possível verificar as movimentações financeiras e outras atividades relacionadas ao CPF. Em suma, é possível acessar informações como cheques sem fundo, aberturas de contas, chaves Pix e outras ações que podem ser provenientes de fraudes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário