Confira alguns dos alimentos que já foram entendidos como prejudiciais para as crianças, especialmente nas fases mais tenras. Além disso, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já elencou alguns deles como impróprios e fortemente evitáveis para os seres humanos de forma geral.
Veja também: Crianças expostas ao celular podem nunca mais serem as mesmas, diz estudo
Alimentos que as crianças não devem consumir
Balas
Embora sejam doces comuns, as balas não têm valor nutritivo nenhum. Basicamente seria como ficar chupando açúcar, o que pode causar problemas na boca e ocasionar sobrepeso.
Amendoim e oleaginosas para crianças? Melhor não
São alimentos que podem facilmente causar engasgos, além de ter a chance de conter fungo aflatoxina, que causa problemas ao fígado. O ideal é impedir o consumo até os 4 anos de idade.
Azeitonas
O caroço da azeitona pode levar a sufocamento da criança; tenha sempre muito cuidado em oferecer o alimento sem ele.
Clara de ovo
Embora a gema seja considerada a grande vilã, é a clara do ovo que costuma causar alergia no organismo imaturo da criança. O problema é que se a pessoa desenvolve alergia a ovo, ela terá um problemão para receber vacinas. Até que tenha tomado todas as vacinas, não dê ovos à criança.
Mel não é próprio para crianças
O mel é um alimento tido como super saudável, mas ele pode contar a bactéria Clostridium botulinum. Se uma criança com menos de um ano comer mel, ela pode desenvolver botulismo, uma doença grave, pois o organismo ainda não tem barreiras para combater o problema.
Peixes
Se tiver que oferecer peixe a uma criança, certifique-se de que ele não tenha espinhas para evitar engasgos.
Refrigerante
Não há valor nutricional e está repleto de açúcar e sódio, além de compostos químicos.
Não dê industrializados para as crianças
Por fim, é importante não oferecer alimentos industrializados para as crianças, como salgadinhos, margarina, maionese, bolos prontos, doces prontos, frios, salsicha etc. Tudo isso está repleto de aditivos químicos, sal, açúcar e gordura.