Vaso sanitário ‘inteligente’ testa sua urina e diz como está sua saúde

Descubra qual é a função de um novo scanner que faz leitura de urina e que pode ser acoplado de maneira sutil em qualquer vaso sanitário.



A empresa Withings é especializada em produzir equipamentos voltados para a área de saúde. Ela anunciou, recentemente, um novo dispositivo bem interessante e um tanto quanto escatológico. De acordo com as informações, existe um sensor capaz de testar a urina das pessoas no vaso sanitário.

Veja também: Médicos revelam os 5 segredos para evitar câncer; melhore seus hábitos

O nome do pequeno sensor para vaso sanitário é U-Scan, ou se preferir “scanner de urina”. Ele tem um tamanho reduzido e pode ser anexado ao vaso sem nenhum problema. A aparência do scanner nas fotos lembra bastante a de um aromatizador ou desinfetante que fica preso à parede do objeto.

Qual é a utilidade do sensor de urina para vaso sanitário

De acordo com o que foi explicado pela empresa, o sensor consegue fazer uma análise “laboratorial” na urina enquanto ele estiver conectado com o vaso sanitário. É possível, dessa maneira, identificar se existe alguma alteração de saúde na pessoa que está usando o banheiro no momento. Ou seja, para fazer um diagnóstico preliminar, a pessoa não precisaria mais levar um potinho com urina para o laboratório.

Leitor de urina é individual e reconhece seu dono

Outro dado interessante é que o dispositivo só pode ser usado por uma pessoa. Isso porque ele é capaz de reconhecer quem é o dono. Dessa forma, se outra pessoa utilizar o vaso sanitário, a leitura da urina não será feita.

Os cartuchos que fazem a distinção da urina e de outros líquidos são descartáveis, mas pode ser utilizado para efetuar 100 testes. O aparelho ainda conta com um par de luvas que o acompanha para que seja feita a troca dos cartuchos.

Qual será a utilidade?

Inicialmente, a utilidade de U-Scan será voltada para fornecer dados sobre a fertilidade e a nutrição das pessoas que o utilizam. As mulheres saberão quando estarão no período fértil, por exemplo.

Os resultados do scanner são enviados para um aplicativo de celular que o proprietário do aparelho deve ter em mãos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário