scorecardresearch ghost pixel



Verdade ou coisa de avó: tomar sorvete piora a dor de garganta ou não?

Descubra algumas das verdades e dos mitos que envolvem o verão. Será que tomar sorvete, por exemplo, faz mal para a garganta de uma pessoa?



O verão 2023 já chegou e o que muitas pessoas buscam é curtir um momento de férias, descanso e tomar aquele sol na piscina ou à beira do mar. No entanto, não dá par aficar assim durante 3 meses, certo? Por isso, também existem aquelas que preferem uma sala com ar-condicionado para escapar das altas temperaturas. Tomar um belo sorvete refrescante também é uma opção viável.

Veja também: Mistura de mel, limão e gengibre para curar a dor de garganta

No entanto, neste texto vamos abordar uma questão que costuma gerar dúvidas nas pessoas. Você já deve ter ouvido falar, principalmente dos avós, que ficar no ar-condicionado no verão pode resultar em gripes e resfriados, ou até mesmo que tomar sorvete não é uma boa ideia para os dias mais quentes. Até que ponto isso é verdade mesmo?

Tomar sorvete no verão faz mal para a saúde?

De fato, as mudanças de temperatura bruscas podem causar queda na atividade do sistema imunológico, o que facilita a proliferação de vírus capazes de resfriar ou gripar uma pessoa. Contudo, será que um simples sorvete é capaz de fazer todo esse estrago?

O site Extra, publicou alguns mitos e verdades sobre o assunto que foram fornecidos pelo especialista Ullyanov Toscano, médico do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Mitos e verdades dados por especialista: preste atenção no nº 8

1 – Vale a pena notar que no verão a água de coco um poderoso hidratante natural e pode sim substituir a água, se este for o caso;

2 – O excesso no consumo de álcool aliado a desidratação do corpo no verão podem impactar negatividade o corpo;

3 – Alimentação saudável realmente estimula o sistema imunológico do corpo e auxilia o combate a uma série de doenças.

4 – Sucos não devem substituir a água, pois contém uma grande quantidade de açúcares;

5 – Cerveja não é capaz de hidratar o corpo e pode estimular a diurese, potencializando a desidratação;

6 – Tomar uma grande quantidade de água de uma vez só pode ser prejudicial, pois pode reduzir o nível de sódio drasticamente;

7 – Mel natural tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam muito na saúde da garganta;

8 – Sorvetes e outros alimentos gelados não têm nada a ver com aumentar a dor de garganta. Em alguns casos eles até ajudam.

9 – Alimentos duros e secos podem arranhar a garganta, bem como alimentos picantes irritam a mucosa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário