scorecardresearch ghost pixel



Você vai de 0 a 10 muito rápido? Atenção, isso pode ser oscilação de humor

Saiba porque você deveria prestar mais atenção nas suas mudanças de humor e entender o que elas representam de verdade. Elas podem ser um sinal do seu corpo.



O ser humano sempre vive em um determinado estado emocional que pode variar em vários momentos. Isso se deve ao fato de que nosso próprio aparato mental e cerebral registra continuamente tudo o que acontece dentro e fora do nosso mundo. Essa variação é chamada de mudanças de humor.

Veja também: Não tire eles do sério! Lista dos 4 signos conhecidos pelo mau humor

Vale destacar que a emoção é entendida como um estado de adaptação neurovegetativa, hormonal e comportamental vivido por um indivíduo. Ele pode ser de intensidade variável e acompanhado de sentimentos, como uma experiência privada e subjetiva. Contudo, é sempre acompanhada de um componente cognitivo que ainda está sendo desenvolvido.

O estado de ser envolve diferentes mudanças de humor, dependendo do que nos acontece. Isso é feito por cada pessoa que passa por diferentes estados de ser ao longo do dia, o que pode ser erroneamente interpretado como instabilidade emocional ou pessoal.

Preste atenção nas suas mudanças de humor ao longo do dia

Como resultado, cada um de nós possui uma personalidade distinta que é formada pelo temperamento (o defeito, a qualidade, o traço genético ao qual estamos associados) e pela personalidade (resultado da experiência de cada um).

A personalidade, ou o “jeito de ser”, é um conjunto de traços psicológicos que perduram no tempo e determinam como um indivíduo é distinto dos outros. Ela também está ligada às mudanças de humor.

As características de cada pessoa têm causas diversas, mas algumas delas são universais. Exemplos são o desejo de ser desejado, de ser o centro das atenções, de sentir que pode controlar o ambiente e as pessoas e de ser admirado. Quando isso não ocorre, pode facilmente levar à instabilidade emocional e mudanças bruscas de humor.

É importante saber a diferença entre altos e baixos emocionais que duram minutos, horas ou dias. Para algumas pessoas, essas oscilações são consideradas uma fraqueza emocional. Porém, também são uma expressão de uma doença como o transtorno bipolar.

O transtorno bipolar e a instabilidade emocional são dois conceitos muito distintos e frequentemente confundidos.

Aprenda a diferenciar as mudanças de humor

Para entender, quando falamos de uma pessoa bipolar, os episódios com humor anormalmente baixo, persistentemente e depressivo, expansivo ou irritativo, alternam-se com um aumento nos níveis de atividade e energia, uma autoestima exagerada ou significativamente exagerada e uma ampliação na necessidade de som e linguagem.

Além disso, o episódio depressivo é caracterizado por falta de humor na maior parte do dia, diminuição do interesse em atividades rotineiras, despreocupação, fadiga, perda de energia, sensação de inutilidade, dessensibilização física ou mental e dificuldade ou incapacidade para realizar tarefas rotineiras.

No entanto, instabilidade emocional e transtorno bipolar são dois conceitos muito distintos e confundidos com certa frequência.

E é tão arriscado rotular alguém que sofre com alguma instabilidade emocional como bipolar quanto, ao contrário, rotular alguém que sofre de transtorno bipolar como tendo apenas instabilidade emocional.

É fundamental que o médico saiba especificar essa diferença, pois, caso não o seja, corre-se o risco de realizar o tratamento incorreto, o que pode trazer consequências negativas tanto para o paciente quanto para sua família. Fica a dica.

Foto: FGC/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário