Você já parou para pensar quantas vezes por dia pega o seu celular na intenção de responder mensagens no WhatsApp? Parte desse hábito acontece fora de casa, viabilizando a comunicação com amigos, parentes e colegas de trabalho. Basta sair de casa e observar que muitas outras pessoas também estão usando seus smartphones, buscando nos aplicativos serviços e facilidades, mas também uma forma de economizar os dados móveis.
Veja também: Usar o WhatsApp sem deixar rastros: nova função vem para mudar TUDO
Como verificar o uso de dados no WhatsApp
1º Passo: Abra o aplicativo do WhatsApp no seu celular.
2º Passo: Toque no ícone de três pontos localizado no canto superior direito da tela.
3º Passo: Selecione a opção “Configurações”.
4º Passo: Na seção “Armazenamento e Dados”, toque em “Uso de Rede”.
Dessa forma você terá um detalhamento do uso de dados mensais do WhatsApp, incluindo a quantidade de dados transmitidos e recebidos.
Desative os downloads automáticos do aplicativo
Nessa mesma aba de “Armazenamento e Dados” apresentada acima, existe um menu com a descrição “Download automático de arquivos de mídia”. Clicando em “ao utilizar dados móveis” você pode selecionar quais tipos de mídia devem ser baixados automaticamente. Fotos, áudios, vídeos e documentos estão na lista e para evitar consumo excessivo da internet, desative todas as opções, voltando a ativá-las apenas quando necessário.
Economize também nas ligações da plataforma
Na seção, ainda existem duas possibilidades de economizar seu 4G, começando pelo botão “Usar menos dados em chamadas”. Basta ativá-lo, evitando que as ligações realizadas pela plataforma comprometam seu plano. O quadro “Qualidade das Fotos” exige menos do app, levando a uma redução da necessidade de energia durante os downloads de imagens.
Lembrando que todas essas opções estão disponíveis na versão mais atualizada do mensageiro, tanto para usuários Android quanto iOS.
Mantenha seu app atualizado e aplique essas dicas para economizar dados móveis do plano 4G, considerando uma das redes sociais mais usadas no mundo todo, com o intuito de facilitar processos de comunicação.