scorecardresearch ghost pixel



Xô ansiedade! Alimentos que podem ser grandes vilões da saúde mental

Conheça as substâncias que causam alterações comportamentais e desencadeiam hiperatividade e ansiedade.



Respiração ofegante, tensão muscular, dificuldades para dormir ou concentrar, preocupação e medos constantes, nervosismo e agitação: já sentiu alguns desses sintomas? Quando surgem com maior frequência, o sinal de alerta se torna indispensável, pois pode ser a tão temida ansiedade.

Confira também: Sem ansiedade: ESTE é o melhor horário para você se pesar na balança

E quando identificada, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado, visto que pode influenciar diretamente na saúde mental, intensificando os danos e prejudicando a qualidade de vida.

Especialistas revelam que diferente do consumo de vegetais, frutas e ômega 3, que são naturais, existem alguns vilões que fazem parte do cardápio dos brasileiros, principalmente quando digeridos em excesso. Estamos falando dos aditivos químicos. Sabe quais são, onde encontrá-los e os principais prejuízos?

Aditivos químicos

Uma dessas substâncias é o Glutamato Monossódico, que é conhecido como realçador de sabor e está presente em alimentos como salgadinhos, molhos e temperos prontos.

Outro exemplo é o Metabissulfito de Sódio, que faz parte da composição de sucos artificias, biscoito de maisena, batata frita congelada, picles e muitos outros. São os famosos alimentos industrializados, que não são bem-vindos em dietas saudáveis, principalmente quando há consumo em excesso.

A nutricionista Thaiz Brito, ao Metrópoles, reforça o alerta.  Ela explica que estudos recentes apontam que as substâncias citadas podem causar alterações comportamentais, desencadeando hiperatividade e ansiedade, inclusive em crianças.

Por isso, a recomendação da especialista é ler atenciosamente os rótulos dos alimentos e evitar ultraprocessados com aditivos químicos.

*Com informações de Metrópoles 




Voltar ao topo

Deixe um comentário