Ao contrário dos esteroides sintéticos, os anabolizantes naturais não causam efeitos colaterais indesejáveis e não comprometem a saúde a longo prazo. Além disso, podem ser considerados mais acessíveis e facilmente incluídos na dieta diária. Um alimento anabolizante oferece nutrientes importantes para o crescimento e reparação muscular, facilitando a hipertrofia.
Veja também: Conheça a alimentação que fortalece a musculatura e alivia dores no joelho
Você deseja ganhar massa magra? Não deixe de consumir estes alimentos
1. Ovos
O ovo é uma excelente fonte natural de proteína de alta qualidade, além de conter vitaminas e minerais importantes para a estrutura muscular, como vitamina B12 e colina. Quando cozidos, são de fácil digestão e a versatilidade facilita a adesão em diversas dietas, das mais restritivas às flexíveis.
2. Aveia
A aveia é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que o cereal consegue ser digerido lentamente, fornecendo energia de forma gradual e sustentada. Rica em fibras, o que ajuda a regular o açúcar no sangue mantém o intestino regulado e apresenta zinco, ferro e vitamina B.
3. Frutas
As frutas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e a manter o corpo saudável. Determinados frutos, como a banana e o abacate, também são ricos em carboidratos e potássio, o que as torna uma boa opção para quem deseja ter alta performance no treino.
4. Carne vermelha
Ao concentrar ferro, zinco e vitaminas do complexo B em poucas quantidade, também é rica em creatina, um composto que ajuda a aumentar a força e a resistência muscular. Nesse caso, é necessário optar por cortes magros e preparos que dispensem a gordura da carne vermelha.
5. Batata doce
Um dos melhores carboidratos para deixar a refeição nutritiva é a batata doce, que tem potássio e aumenta a saciedade. O sabor adocicado permite que o legume seja adicionado a vitaminas, tornando-se um dos mais potentes anabolizantes naturais que oferecem uma boa quantidade de potássio.
6. Azeite
O azeite é uma fonte de gorduras saudáveis, como os ácidos graxos monoinsaturados e poli insaturados, que ajudam a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. Ele também é rico em vitamina E, um antioxidante que ajuda a liberar toxinas, combatendo a inflamação.