Dúvida cruel: qual deles será o melhor para o organismo? O atum ou a sardinha? Se você já se pegou pensando em qual escolher, pois está em busca de uma alimentação mais saudável e com mais benefícios, não se desgaste mais. Veja qual é a orientação dos especialistas e acabe de vez com as suas dúvidas.
Leia mais: Quer emagrecer com saúde? Estes 10 alimentos NÃO podem faltar na sua dieta
É importante, antes de tudo, contar com a orientação de um profissional de nutrição para definir qual é a melhor dieta a seguir, levando os seus objetivos em consideração. Copiar o treino e a alimentação dos famosos ou outras ideias mirabolantes que surgem por aí nunca é um caminho seguro.
Atum ou sardinha?
Os dois são peixes saudáveis e muito nutritivos. Por essa razão, eles oferecem inúmeros benefícios para você, visto a oferta dos diversos nutrientes. Os dois alimentos são ricos em proteína, ômega-3, vitaminas e minerais.
Agora, se por alguma razão você precisa escolher apenas um deles, veja qual a diferença entre o atum e a sardinha e como isso pode te ajudar na hora da decisão. Vamos falar primeiramente do atum, então?
Este é um alimento mais baixo em gordura do que a segunda opção. Apesar disso, tem altos níveis de mercúrio, que é considerado um metal pesado. Em excesso, pode ser prejudicial e tóxico ao organismo. Já a sardinha é rica em ômega-3 e segue sendo um grande aliado da saúde como um todo, em especial do coração. Oferece boas quantidades de vitamina D, que ajuda nos cuidados com os ossos e fortalece o sistema imunológico.
Deu para perceber que os dois são ótimas opções, certo? Se o seu medo é sobre o consumo de mercúrio além da conta, faça um uso mais consciente e orientado de atum. As sardinhas têm cálcio, proteína, fósforo, ômega 3 e 6 e vitaminas. Apesar de todos os benefícios dos dois alimentos, nenhum deles deve ser consumido demais.