scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Gás 2023: novas regras, valores e como solicitar o benefício

Pagamentos da nova parcela do benefício social retornam amanhã, 22, após uma breve pausa durante o Carnaval.



O Auxílio Gás está de volta para sua primeira parcela do ano, já que o benefício é bimestral e sua liberação ocorre apenas em meses pares. Em fevereiro, os depósitos começaram no dia 13 e foram pausados durante o Carnaval, mas retornam amanhã, 22.

Leia mais: Mudança no CadÚnico surpreende público do Bolsa Família

Cerca de 5,6 milhões de famílias que recebem os repasses ficaram preocupadas com o futuro do programa após a troca do governo federal no início deste ano. A boa notícia é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu a continuidade do programa nos mesmos moldes que vinham sendo seguidos até o fim do ano passado.

Valor da parcela

Quando foi criado, o chamado vale-gás oferecia 50% do preço médio nacional do botijão de gás de cozinha a cada dois meses. Pouco antes das eleições presidenciais, o governo Bolsonaro elevou o valor das parcelas para 100% da quantia de referência.

A medida tomada pela administração anterior tinha validade apenas até dezembro de 2022, mas Lula decidiu prorrogá-la. Assim, os beneficiários do programa vão continuar recebendo o valor integral do botijão, conforme apuração de preços feita pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Em fevereiro, por exemplo, a parcela foi fixada em R$ 112.

Regras do programa

Todas as declarações e documentos assinados pelo governo levam a acreditar que o Ministério do Desenvolvimento Social não tem intenção de alterar as regras do Auxílio Gás. Sendo assim, os requisitos para receber continuam os mesmos, confira:

  • Estar inscrito no Cadastro Único, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa da família; ou
  • Ter entre os membros da família uma pessoa que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), esteja ela inscrita ou não no CadÚnico.

Até o próximo mês, o governo está realizando uma análise no sistema do CadÚnico após encontrar milhões de cadastros irregulares. Por isso, é possível que muitos cidadãos que não cumprem os requisitos do vale-gás sejam excluídos do programa em breve.

Consulta ao benefício

Todas as informações como valores e data de pagamento podem ser consultados nos seguintes canais:

  1. Aplicativo Caixa Tem;
  2. Aplicativo Auxílio Brasil;
  3. Telefone 121, do Ministério da Cidadania;
  4. Telefone 111, da Caixa Econômica Federal.

Calendário de pagamentos

Os depósitos do vale-gás ocorrem nas mesmas datas do Bolsa Família, seguindo a ordem do dígito final do NIS (Número de Identificação Social) do aprovado. A seguir, confira o calendário completo de fevereiro:

  • NIS final 1 – 13 de fevereiro;
  • NIS final 2 – 14 de fevereiro;
  • NIS final 3 – 15 de fevereiro;
  • NIS final 4 – 16 de fevereiro;
  • NIS final 5 – 17 de fevereiro;
  • NIS final 6 – 22 de fevereiro;
  • NIS final 7 – 23 de fevereiro;
  • NIS final 8 – 24 de fevereiro;
  • NIS final 9 – 27 de fevereiro;
  • NIS final 0 – 28 de fevereiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário