scorecardresearch ghost pixel



Cadastro Único: porta de entrada para 32 programas sociais está passando por mudanças importantes

Para evitar pagamentos indevidos e fraudes no sistema, governo fecha parceria para reestruturação do CadÚnico.



O governo federal mantém o foco em reestruturar o Cadastro Único (CadÚnico), principal porta de entrada aos programas sociais existentes no país. Na última segunda-feira, 13, o Ministério do Desenvolvimento Social assinou um acordo judicial para promover as mudanças necessárias.

Leia mais: Salário mínimo e faixa de isenção do IR vão subir; veja quando e os valores

O processo de reestruturação e fortalecimento do sistema contará com a participação da Defensoria Pública da União (DPU) e da Advocacia Geral da União (AGU). Segundo o Planalto, o objetivo é garantir benefícios para quem realmente precisa.

“Sabemos que temos milhões de pessoas que, imediatamente após esse acordo, terão as portas abertas para a gente trazer para dentro do programa social”, afirmou Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O CadÚnico permite o acesso a pelo menos 32 programas sociais federais, incluindo o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Direito negado

Segundo o ministro, “pessoas que nem direito à inscrição” tiveram o cadastro aprovado, enquanto quem preenche os requisitos ficou de fora dos programas. Dias afirmou que pessoas com renda bastante elevada estão recebendo benefícios sociais atualmente.

“Hoje celebramos a assinatura, mas todos nós sabemos que temos milhões de pessoas que, imediatamente após esse acordo, terão as portas abertas para a gente trazer para dentro do programa social”, acrescentou.

O Ministério do Desenvolvimento será responsável pela articulação com municípios e estados, que receberão informações e apoio para retomada das atividades de cadastramento e atualização cadastral. O processo inclui capacitação de colaboradores e outras atividades de apoio técnico.

Repasse emergencial

O governo também anunciou o repasse de R$ 200 milhões a municípios e estados nos próximos dois meses para reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com os recursos, será possível fazer uma busca ativa por famílias com direito a benefícios.

O foco serão os indivíduos em condição de extrema vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua, indígenas e crianças submetidas ao trabalho.

“Há um momento novo chegando que se traduz pelo maior compromisso com as políticas públicas e com a judicialização que foi feita no passado, agora podendo se transformar em acordos, em pessoas de mão dadas, se colocando para pôr fim a essas questões e avançar onde o Estado brasileiro tem que avançar, que é no cumprimento da Constituição de 88”, declarou João Paulo Santos, consultor jurídico do ministério.

Desligamento voluntário

O acordo assinado pela pasta ainda prevê a criação de novas funcionalidades no aplicativo do Cadastro Único para os cidadãos que se cadastraram incorretamente como família unipessoal (de um só membro) possam cancelar o cadastro. Milhões de brasileiros que estão recebendo benefícios de forma indevida também poderão optar pelo desligamento voluntário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário