Quando a temperatura está nas alturas e parece não colaborar com uma boa noite de sono, nem dá para pensar duas vezes e logo o ar-condicionado é convocado para entrar em campo. Afinal, cogitar derreter de calor nem parece uma possibilidade e, além do mais, manter o descanso em dia é essencial para elevar a produtividade e a sensação de bem-estar.
Leia também: Ar-condicionado que não gasta energia? Acredite, ele já foi inventado
Mas, alguns questionamentos são inevitáveis: será mesmo que é correto tonar essa prática um hábito? Há algum malefício para saúde de imediato ou consequências a longo prazo?
Benefícios e malefícios de dormir com o ar-condicionado ligado
Alguns sites especializados no tema apontam alguns benefícios de deixá-lo ligado durante o período de sono. Um deles é manter a temperatura do corpo dentro do que é considerado ideal enquanto dorme, ou seja: mínimo 36ºC e máximo 37ºC.
Por sua vez, há especialistas que ligam o sinal de alerta e apontam que há riscos de manter o aparelho em funcionamento no período noturno. O que se intensifica quando há falta de manutenção do ar-condicionado.
Os indesejáveis vírus respiratórios, tão comuns hoje em dia, são exemplos que podem aguçar o problema. Quando o ambiente fica fechado e muito frio, eles circulam pelo ar, deixando as pessoas que estão ali ainda mais vulneráveis.
A poeira acumulada e circulando no quarto também pode ser uma grande vilã. Ela faz com que aqueles que sofrem de alergias fiquem ainda mais suscetíveis a pegar doenças. Muitos passam a enfrentar fortes crises de alergia ou até mesmo desenvolvem resfriados.
Uma recomendação é ficar de olho na manutenção do ar-condicionado. A limpeza do filtro está em dia? É uma pergunta indispensável. Caso sim, pode se dizer que estará em um ambiente mais propício para uma noite de sono tranquila, relaxante e, claro, muito mais confortável em termos de temperatura.