scorecardresearch ghost pixel



Ar-condicionado que não gasta energia? Acredite, ele já foi inventado

Este ar-condicionado de argila é sustentável e uma invenção surpreendente que pode render uma boa economia. Veja de onde veio a ideia.



Pensa só que ideia boa e surpreendente: garantir um ambiente fresquinho e agradável sem precisar gastar horrores com a conta de luz. Isso parece bom demais para ser verdade, certo? Pois saiba que isso é possível! Um ar-condicionado feito de argila pode ser tudo que você nem sabia que precisava. Confira essa “invenção”!

Leia mais: Péssima notícia: Preço da energia elétrica deve aumentar em 2023

O melhor de tudo é garantir que a sua casa fique confortável e fresquinha, sem comprometer o meio ambiente e ainda gastando muito pouco. Todo mundo quer isso, mas uma única pessoa teve essa ideia de gênio!

Ar-condicionado de argila

Sem dúvida nenhuma, o equipamento é um dos que mais gastam energia elétrica em uma casa. Ele já foi considerado um item de luxo, mas hoje é essencial em vários ambientes e são encontrados à venda por preços mais acessíveis do que aqueles vistos no passado.

A questão é que mesmo com toda a tecnologia, uma coisa é certa: eles consomem energia demais!

A solução que irá agradar o bolso pode estar no ar-condicionado de argila. O material ajuda a refrescar o ambiente sem pesar tanto na conta de luz. A solução foi criada por uma fábrica em Délhi, capital da Índia.

Por lá, o calor excessivo é provocado por um gerador da fábrica. Pensando no gasto de energia para refrigerar o lugar, eles tiveram a grande ideia de criar um novo tipo de ar-condicionado. É barato, sustentável e não consome energia. A equipe da Ant Studio foi buscar inspiração do antigo Egito.

O resfriamento era feito por meio da evaporação de água e pelos princípios da termodinâmica. Veja o modelo:

Quando o ar passa de um orifício maior para um menor, ele tende a perder calor no caminho.

Quer fazer o teste? Coloque sua mão na frente da boca, assopre com os lábios quase fechados e depois sopre com a boca aberta. A diferença de temperatura é enorme, certo? O novo sistema faz com que o ar quente do gerador saia de forma mais fresca. A notícia ruim é que ele ainda não foi pensado em um modelo menor para ser vendido às pessoas.

De toda forma, a solução pode servir de inspiração para novos modelos de ar. Aguardemos!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário