scorecardresearch ghost pixel



BC decreta falência DESSES bancos; cuidado ao investir

O Banco Central brasileiro decretou a falência de dois bancos em fevereiro. Saiba quais e tome cuidado ao investir nos próximos meses.



O Banco Central decretou na última quarta-feira (15) a liquidação extrajudicial das financeiras PortoCred e BRK. Ambas as instituições enfrentam dificuldades no balanço há anos. Mesmo assim, os títulos desses bancos eram amplamente encontrados em plataformas de corretoras, entenda o caso e tome cuidado ao investir nos próximos meses.

Leia também: Empresa de doces que marcou a infância dos brasileiros declara falência

Com acesso para pessoas físicas, essas ações atraíam investidores por conta do pagamento de taxas maiores que os bancos tradicionais. Apesar disso, os bancos apresentam trajetória de prejuízo há alguns anos.

O site Banco Data traz, por exemplo, dados de prejuízo da BRK desde 2017. Já o Índice de Basileia a financeira também estava abaixo do mínimo necessário para evitar a liquidação. Ela tinha 2,8% e o mínimo é considerado 10,5%.

No caso da PortoCred, o seu Índice de Basileia era de 9,1% e a empresa teve prejuízo parcial em 2022 de R$ 20,8 milhões.

Além do cuidado ao investir, saiba o que fazer se tiver papéis desses bancos

Como são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), quem tinha títulos de crédito desses bancos deve fazer a solicitação de garantia desses valores neste link.

O fundo garante o principal investido mais os juros até a data da liquidação, ou seja, até o dia 15 de fevereiro de 2023 no caso da BRK e PortoCred. A garantia por CPF é de R$ 250 mil.

Vale a pena manter o cuidado e cautela ao investir, já que empresas como Americanas (AMER3), Light (LIGT3) e Oi (OIBR3), que estão em situação complicada, tem contaminado diversos bancos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário