scorecardresearch ghost pixel



BOMBA: novo relatório afirma que Covid-19 vazou de laboratório chinês

Após novas descobertas pela inteligência dos EUA, a polêmica sobre a origem do Covid-19 ganha força novamente entre estudiosos.



Um novo relatório de inteligência do Departamento de Energia do EUA fez uma revelação bombástica sobre o vírus da Covid-19. De acordo com o documento divulgado, o vírus que causou a pandemia em 2020 surgiu provavelmente do vazamento de um laboratório chinês. A informação foi divulgada pelo The Wall Street Journal na publicação desde domingo (26).

Leia mais: Estudo diz que Covid pode ter mudado a personalidade das pessoas; entenda como

No entanto, o próprio departamento afirma que o documento é considerado de baixa confiança. Mesmo assim, ele ainda se torna relevante devido a agência supervisionar uma rede de laboratórios nacionais dos Estados Unidos, que conduzem pesquisas biológicas avançadas.

Em relação ao vazamento do vírus, o FBI já havia tido a mesma conclusão em 2021. Contudo, outras quatro agências e um painel nacional de inteligência acreditam que a contaminação pelo ser humano se deu de forma natural. A Cia e outras agências ainda estão em dúvida sobre o caso.

OMS descartou possibilidade de vazamento acidental

De acordo com o informante do Wall Street Journal, um funcionário de alto escalão da inteligência americana, as novas conclusões foram feitas após novas informações e um estudo mais aprofundado da literatura acadêmica. Houve também informações de especialistas fora do governo.

Contudo, mesmo com as divergências das conclusões entre as agências, a atualização da pesquisa reafirmou o consenso de que a Covid-19 não foi originada por um programa chinês de armas biológicas.

Dessa forma, a China já havia contestado sobre a possibilidade do vírus ser originado de um vazamento do laboratório e impôs limites às investigações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em março de 2021, a OMS já havia descartado a possibilidade do vírus ter escapado acidentalmente de algum laboratório chinês.

Relembre a investigação da OMS

Em 2021, um relatório de inteligência do EUA havia afirmado que o vírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia da Covid-19, circulou pela primeira vez em 2019, na cidade de Wuhan, na China.

Com o surgimento do vírus, as tensões entre EUA e China se intensificaram, de forma que as autoridades americanas alegaram que a China escondeu informações sobre o surto. Além disso, o debate sobre a origem da Covid-19 nos Estados Unidos também foi intenso e, por vezes, polarizado.

Inicialmente, grande maioria concordava que o vírus tinha se originado naturalmente, passando de animais para humanos. Contudo, com o passar do tempo e a ausência de identificação de um animal hospedeiro, a desconfiança do vírus ter saído acidentalmente de um laboratório em Wuhan aumentou. Vale ressaltar que este laboratório estava estudando sobre o coronavírus.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário