Uma mulher australiana procurou a internet para alertar outras mães sobre um acidente que aconteceu com seu filho recentemente. O garoto sofreu queimaduras nos antebraços, como é possível ver em fotos que ela divulgou, por conta de uma fruta. As queimaduras de limão podem ser silenciosas, porém bastante destrutivas.
Veja também: O que fazer quando sobrou metade do limão? Truque para não ressecá-lo
O garoto apresentou queimaduras de limão depois de espremer algumas unidades para fazer suco. O resultado assustou muitas pessoas, mas serviu também como um alerta para os cuidados com as crianças que forem manusear o alimento.
Queimaduras com limão: por que elas acontecem?
O nome correto para as queimaduras de limão pode ser fitofotodermatite ou fitofotodermatos. No entanto, o limão não é exatamente o responsável por esse tipo de acidente. O problema se apresenta quando a pele que entrou em contato com o suco fica exposta à radiação solar (luz do Sol).
Inclusive as famosas queimaduras de limão podem acontecer ao manipular outros alimentos cítricos, como laranjas, acerolas, tangerinas etc.
A substância responsável pela reação que gera as queimaduras se chama bergapteno e está presente em todas essas frutas citadas acima. Normalmente, ela está presente de forma abundante não apenas na polpa, mas também na casca do limão, por exemplo.
Limão faz a pele ficar mais sensível
O que acontece é que a pele fica bem mais sensível aos raios solares por conta dessa substância. Sendo assim, as queimaduras de limão acontecem de forma facilitada. Basta entrar em contato com a casca ou derramar o suco da fruta na pele para que a exposição solar curta seja suficiente para causar o acidente.
A pele se queima e pode provocar lesões graves, com surgimento de bolhas e descamação. Se isso acontecer com você ou, especialmente, com uma criança, procure ajuda médica o mais rápido possível.
As queimaduras de limão devem ser levadas a sério e não se pode deixar crianças muito pequenas manusear a fruta e ficarem expostas ao sol.