Estudantes de todo o país que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 terão acesso aos resultados nesta quinta-feira, 9. A divulgação foi antecipada pelo Ministério da Educação e deve mexer com os calendários de programas como SiSu e ProUni.
Leia mais: Às vésperas do Carnaval, picanha recua 10% e cerveja sobe 10,5%
Falando de economia, as famílias de baixa e alta renda entraram em 2023 mais endividadas. Já quando o assunto é combustível, o preço da gasolina teve queda em janeiro, tornando o etanol desvantajoso para os consumidores.
Nos destaques do dia, veja também que o Google vai adicionar inteligência artificial nos resultados das buscas feitas pelos usuários. Saiba mais a seguir.
Resultado do Enem
Os resultados do Enem 2022 serão divulgados de forma antecipada nesta quinta-feira. O adiantamento foi anunciado ontem pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
A princípio, a divulgação ocorreria no próximo dia 14. Assim, programas como Sisu e Prouni também deverão ter suas datas antecipadas, mas o calendário não foi divulgado.
O estudante que realizou a prova pode consultar sua pontuação na página do participante do portal do Inep. O Enem é a porta de acesso para cursos superiores em centenas de instituições e ensino de todo o país.
Inteligência artificial no Google
O Google informou que deve incorporar em breve ferramentas de pesquisa em linguagem generativa de inteligência artificial nos resultados das buscas feitas no seu site. A novidade foi divulgada pelo vice-presidente sênior da empresa, Prabhakar Raghavan.
Mais cedo nesta semana, a companhia havia anunciado seu próprio chatbot de Inteligência Artificial, o Bard. A tecnologia surge como concorrente do ChatGPT, criado pela OpenAI.
Segundo Pichai, o usuário terá uma nova opção além das respostas tradicionais. O objetivo é criar resultados mais concisos, organizados e de fácil compreensão.
O Google também tem planos de utilizar inteligência artificial em buscas visuais, como no aplicativo “Lens”, segundo a vice-presidente de pesquisa Elizabeth Reid. “Estamos criando experiências de pesquisa mais naturais e visuais, mas apenas arranhamos a superfície. No futuro, com a ajuda da IA, as possibilidades serão infinitas”, afirma Reid em um postagem no blog oficial da companhia.
Endividamento
Os brasileiros começaram o ano mais endividados, mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) elaborada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O resultado inclui não apenas as famílias de baixa renda, mas também as de renda mais alta.
Cerca de 79,2% dos lares com renda de até três salários mínimos iniciaram 2022 com dívidas, contra 76,5% há um ano. Entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos, o volume chegou a 74,4%, frente a 71,2% em janeiro de 2022.
“Em comparação com janeiro de 2022, a parcela de famílias com dívidas cresceu mais nos dois extremos sociais considerados na Peic: entre as famílias com até três salários mínimos, alta de 2,7 pontos percentuais e no grupo com mais de dez salários mínimos a alta foi de 3,2 p.p.”, detalha a CNC em nota.
Preços dos combustíveis
O preço médio da gasolina fechou janeiro a R$ 5,108 nos postos brasileiros, queda acumulada de 23,6% nos últimos 12 meses. Com o resultado, o combustível torna-se mais vantajoso que o etanol para os motoristas do país.
Os dados são de um levantamento da Veloe feito em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Na média nacional, o preço do litro de etanol hidratado corresponde a 81,6% do valor cobrado pela gasolina comum, maior nível desde dezembro de 2021. A gasolina é vantajosa quando a diferença é de até 75%, segundo a Fipe.