scorecardresearch ghost pixel



7 dicas matadoras para controlar a ansiedade antes do Enem

O Enem está chegando e muitas pessoas começam a se desesperar com a prova mais aguardada no ano. É hora de relaxar e se cuidar; veja as dicas para aliviar a tensão.



Uma das provas mais esperadas durante o ano é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Milhões de estudantes no Brasil inteiro estão se preparando a meses ou anos para ter um bom desempenho. O objetivo é um só: conquistar a sonhada vaga em uma universidade pública do país.

Veja também: Enem 2022: CNH Digital será aceita como documento de identificação

Além de dar acesso às universidades federais e bonificar a nota em várias instituições de ensino superior estaduais, o Enem pode conceder outros benefícios. Muitas instituições de ensino particulares utilizam a nota como processo seletivo e como forma de concessão de bolsas de estudo.

Mais do que isso, a nota do Enem também pode dar acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni). Por isso, é mais do que recomendado ter um bom preparo até mesmo nos dias que antecedem o exame.

Como aliviar a tensão antes da prova do Enem 2022

Um dos pontos que vários analistas, inclusive psicólogos, destacam e que merece atenção de todos os estudantes se refere à saúde mental. É importante manter a mente aliviada, sem estresse e com baixa tensão antes de começar a prova. A pergunta que fica é: “como reduzir o nervosismo?”

Primeiramente, entenda que é normal sentir ansiedade antes de momentos especiais e decisivos. Você se preparou um ano inteiro para ter um resultado positivo na prova. O Enem acontece todo ano, mas esperar um novo processo parece algo sofrido demais.

Por isso, separamos algumas dicas que vão auxiliar na sua preparação mental e emocional para o dia da prova. Vale destacar que essas dicas só surtirão efeitos nas pessoas que de fato estudaram e dominam os conteúdos.

Dica 1: tenha uma alimentação saudável por até três dias antes do Enem;

Dica 2: não tome bebidas alcoólicas três dias antes da prova;

Dica 3: medite por 15 minutos todos os dias e faça mentalizações de uma prova tranquila;

Dica 4: saia bem cedo de casa no dia da prova e chegue antes;

Dica 5: confira os materiais e leve itens reserva para o caso de alguma falha;

Dica 6: comece pelas matérias que têm mais facilidade;

Dica 7: cuide da sua saúde para minimizar as chances de adoecer.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário