scorecardresearch ghost pixel



Fica encantado com o arco-íris? Então descubra os mistérios do fenômeno

Entenda o processo de formação e criação do arco-íris e tudo aquilo que faz com que ele seja visível aos olhos humanos.



Uma das grandes belezas naturais do mundo, os arco-íris chamam a atenção por sua bela variedade de cores. É um atrativo e tanto. Considerado como um fenômeno óptico, não é possível tocá-lo. Ou seja, é apenas uma ilusão dos olhos humanos, capazes de a dispersão da luz pelas gotas de águas que caem em dias chuvosos. 

Veja também: 7 profissões em alta ligadas ao meio ambiente para quem é fã de natureza

A termologia é devido ao “arco-íris” remeter ao formato de arco de circunferência com as cores do espectro solar,  enquanto o íris, é devido a uma deusa da mitologia grega, a personificação do arco-íris e a mensageiro dos deuses. 

Como o arco-íris é formado?

Sua formação é devida a decomposição da luz branca em diversas cores que formam luz solar. A separação das cores é por meio de gotículas d’água. Dessa forma, é mais fácil notar um arco-íris em ambientes próximos de cachoeiras ou em dias de chuva.  

Toda vez que você observar um, saiba que há gotículas de água suspensas na atmosfera e sua visualização só poderá acontecer enquanto estivermos na direção oposta do sol. Ou seja, é por causa da reflexão e refração causada pelas luzes nas gotículas de água. 

O que causa esse efeito no céu? 

É causado pela refração, reflexão e pela dispersão da luz presentes nas gotas de água. Em outras palavras, a luz solar é separada e o fenômeno sofre desvios provocados pela presença das gotas de chuva. 

A luz emitida pelo sol é uma onda de luz branca formada por diversas cores. Ao incidir com uma gota de água, os raios luminosos passam pelo processo de refração. Ou seja, é sofrida a dispersão quando em contato com águas suspensas na atmosfera.

Depois, o feixe de luz solar, quando dentro de uma gota d’água, acaba por ser refletido na mesma superfície. A separação acontece com todas aquelas gotas que estiverem presentes na superfície a receber luz solar.  

Para fins de explicação, a refração é o fenômeno óptico consistente na mudança na velocidade de uma onda ao passar entre dois meios. Ou seja, a refração muda a velocidade de propagação e o comprimento de sua onda.

Bem complicado, não é?! A natureza é perfeita. Ela passa por processos tão complicados para presenciarmos um dos grandes espetáculos da vida e o arco-íris é uma das provas.  




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário