scorecardresearch ghost pixel



Governo sinaliza mudança de ideia e trabalhadores formais comemoram

Declarações recentes do ministro do Trabalho confundem brasileiros que aderiram ao saque-aniversário do FGTS.



Os trabalhadores com carteira assinada estão confusos a respeito da situação do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Em entrevistas realizadas em janeiro, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho afirmou que planeja acabar com a modalidade em breve.

Leia mais: Juros elevados: como isso te impacta e por que você deve ficar atento

Segundo ele, o governo federal vai propor ao Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) a suspensão da opção a partir de março. O assunto será avaliado na próxima reunião do colegiado, marcada para o dia 21 de março.

Em ocasiões anteriores, Marinho afirmou que deseja que “o objetivo do fundo seja preservado” para momentos em que o trabalhador realmente precisa, como no caso de demissão. O ministro avalia que a modalidade prejudica os brasileiros e enfraquece o fundo.

Mudança de ideia

Apesar das declarações anteriores, o chefe da pasta do Trabalho parece ter voltado atrás. Em uma nova entrevista ao jornal Valor Econômico, ele afirmou que a modalidade pode permanecer, desde que com “outras regras totalmente diferentes”.

“Se permanecer, será com outras regras totalmente diferentes, mas não estou convencido ainda. Não podemos fazer o trabalhador de escravo”, afirmou.

“Não descarto que acabe, podendo até ser mantido. Vamos decidir, não tem canetada. Eu acho um erro, mas estou aberto a refletir. Certamente mudanças haverá”, acrescentou.

Corrida para sacar

Com medo do encerramento da modalidade, o total de recursos do saque-aniversário do FGTS resgatado pelos brasileiros em janeiro bateu recorde. Até o dia 24, o montante chegou a R$ 1,11 bilhão, superando o volume somado em janeiro de 2022, de R$ 1,10 bilhão.

Apesar do temor, a integrante do grupo técnico do Conselho Curador do FGTS, Henriqueta Arantes, explica que o encerramento pode ser positivo para os trabalhadores.

“Mais do que ajudar, para o trabalhador de menor renda, prejudica. Ele costuma sacar várias parcelas, seja para resolver um problema individual ou pagar uma dívida, e ao ser demitido, não tem como sacar o FGTS, não consegue usar o dinheiro para financiar um imóvel porque o dinheiro foi usado de caução para pagamento de dívida”, afirma.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário