scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH: o que muda, quais as diferenças e como emitir o documento

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa por uma série de mudanças importantes, inclusive na somatória de pontos.



Nos últimos dois anos, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por tantas mudanças que muitos motoristas ainda estão “perdidos” em relação às novas regras. As novidades incluem  prazo de validade, o limite de pontos e até o visual do documento.

Leia mais: Sua identidade digital pode estar à venda em mercados ilegais; preço é inacreditável

Para facilitar a vida do condutor que ainda não conseguiu se atualizar, separamos os pontos mais importantes das alterações na habilitação dos brasileiros. Confira!

Visual

A carteira teve seu design reformulado e alguns itens mudaram de lugar, como o campo “Observações”, que foi movido para baixo. Em seu lugar entrou uma tabela com as silhuetas de veículos usada para identificar as categorias para as quais o motorista é habilitado.

Já a “Assinatura do Portador” foi parar abaixo da foto. A CNH também ganhou novas cores: verde mais claro, amarelo, azul e cinza. A impressão é feita em tinta especial fluorescente, anti-scanner e com reação à luz UV, tudo isso para impedir fraudes.

Troca obrigatória

Ninguém é obrigado a substituir o documento antigo pelo novo agora. O condutor deve aguardar o atual vencer ou precisar realizar alguma mudança, como de categoria, para solicitar uma nova via na versão atualizada.

Categorias

A CNH ganhou subcategorias como B1, C1 e D1E, mudança que visa seguir o Acordo de Viena. Os números após as tradicionais letras representam apenas qual a categoria ela corresponde fora do país.

Ou seja: as categorias continuam as mesmas (A, B, C, D e E) no Brasil, mas o número serve para deixá-las em conformidade com normas internacionais.

Pontuação

O novo limite de pontos para ter a CNH suspensa varia entre 20 e 40 pontos desde 2021. A pontuação máxima depende de quantas gravíssimas foram cometidas, veja:

40 pontos nenhuma infração gravíssima em 12 meses
30 pontos uma infração gravíssima em 12 meses
20 pontos duas ou mais infrações gravíssimas em 12 meses

Validade

Outra alteração em vigor desde 2021 é o prazo de validade do documento. Para motoristas com até 49 anos, a validade é de 10 anos. Quem tem entre 50 e 69 anos precisa renovar a CNH a cada 5 anos. Já para quem tem acima de 69 anos, a renovação é obrigatória a cada 3 anos.

Renovação pela internet

Em 19 estados brasileiros, é possível fazer a renovação do documento pela internet, diretamente no site do Detran. Nos demais locais, é preciso realizar o processo presencialmente.

Dirigir com a CNH vencida por mais de 30 dias é uma infração gravíssima que gera multa de R$ 293,47, mais sete pontos no documento.

Versão digital

O motorista está autorizando a dirigir portando apenas a versão digital do documento, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Contudo, a habilitação é válida apenas quando apresentada diretamente no app, não sendo aceitos prints da tela.




Voltar ao topo

Deixe um comentário