Com a aproximação da declaração obrigatória do IR entre o dia 15 de março e 31 de maio, fica ainda mais importante saber que tipo de erro pode te fazer cair na malha fina do Imposto de Renda. Por isso, separamos algumas dicas para a sua declaração não ficar retida na Receita Federal por algum tipo de erro ou inconsistência.
Leia também: Como antecipar a restituição do Imposto de Renda 2023?
Cair nessa lista não é difícil, visto que erros de digitação podem ser suficientes para ter que se regularizar com a receita. Erros mais graves, como a omissão de informações, podem gerar consequências piores. Veja abaixo as melhores formas de seguir.
Erros que te levam para a malha fina do Imposto de Renda
A primeira dica é ter atenção na hora de preencher a declaração, principalmente se for fazer isso sozinho, sem a ajuda de um contador. Outra ponto importante é reunir todas as informações necessárias e conhecer bem o sistema, para não deixar informações faltando.
Veja algumas situações abaixo que te fazem cair na malha fina:
Não declarar corretamente os dependentes
Existem diversos tipos de problemas com erros ou inconsistências relacionados à inclusão de dependentes na declaração anual. Um dos mais comuns acontece quando ambos os pais incluem os filhos como dependentes em suas declarações, gerando duplicidade.
Existem dois caminhos para evitar o problema: se casados, o mais vantajoso é incluir os filhos na declaração de quem possui mais imposto a pagar; se separados, quem possui a guarda deve incluir o filho na declaração e quem paga a pensão deve incluir o filho na categoria “Alimentados”.
Omitir rendimentos na declaração
A omissão de rendimentos, tanto do declarante, quanto dos seus dependentes, pode te fazer cair na malha fina. Portanto, é preciso lembrar que todos os rendimentos devem ser declarados, como rendas de aluguel, pensões e serviços autônomos.
Errar na declaração de despesas médicas
Os gastos relacionados às despesas médicas podem ser deduzidos do Imposto de Renda. Porém, é preciso declarar esses valores corretamente. Isso porque os dados serão cruzados e, caso haja inconsistência, o declarante pode ter problemas.