scorecardresearch ghost pixel



Revelado quem está na mira do pente-fino no Bolsa Família: estes cadastros serão verificados

Em auditoria no ano passado, TCU indicou que regras geraram incentivo às declarações falsas. Agora, novo governo faz pente-fino no Bolsa Família.



O governo está revisando a lista de beneficiários no CadÚnico para identificar possíveis fraudes no cadastro das famílias. O pente-fino no programa surgiu como ideia ainda na equipe de transição de governo, por causa do alerta emitido pelo Tribunal de Contas da União (TCU ) de que muitos estariam com cadastro duplicado e irregular.

Leia também: Governo estima corte de 1,5 mi de benefícios do Bolsa Família e revisão no Farmácia Popular

A primeira suspeita veio com o aumento exponencial no número de famílias formadas por uma única pessoa, que passou de 14% em outubro de 2021 para 26% do total no final do ano passado. Isso representa quase 5 milhões de famílias nos dias de hoje.

Para o TCU, as regras do Auxílio Brasil implementadas na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), confundiram e geraram incentivo às declarações falsas sobre a composição dos grupos em uma tentativa de aumentar o valor, já que integrantes de uma mesma família estavam conseguindo se registrar separadamente.

Outra distorção apontada pelo tribunal é que uma mãe solo com dois filhos, por exemplo, recebe o mesmo que uma pessoa – também sem renda – que vive sozinha.

Como está o pente-fino?

Com a retomada do Bolsa Família, o Governo Federal pretende complementar a renda dos grupos com crianças com menos de 6 anos de idade em R$ 150 por cada uma. A medida é aguardada para março, quando o pente-fino no CadÚnico deve terminar.

Para desfazer inconsistências e evitar injustiças, os cadastros de famílias de uma pessoa só são os que estão em revisão. O Ministério do Desenvolvimento Social calcula que 10 milhões de famílias deverão se recadastrar no Bolsa Família por falta de informações, mas o foco são os 2,5 milhões de casos suspeitos de fraude.

“Tem muitas famílias, hoje, dentro do Cadastro Único, que não são perfil para o cadastro. Esse é o ponto mais crítico que temos. Hoje, é preciso requalificar as informações das famílias brasileiras no cadastro, para que ele reflita realmente o perfil daquelas que são mais vulneráveis e precisam de uma atenção prioritária”, explicou a presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social, Cyntia Grillo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário