scorecardresearch ghost pixel



Quais estados do país oferecem a CNH de graça? Confira a lista

Programas como o CNH Social garantem o acesso da população de baixa renda a carteiras de motorista gratuitas.



Muitos programas sociais criados pelo governo beneficiam a população com descontos e até valores em dinheiro, mas alguns ajudam de outra maneira. É o caso da CNH Social e projetos semelhantes, criados para auxiliar quem deseja ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e não pode arcar com os custos do processo.

Leia mais: Nova CNH: 10 mudanças que já estão valendo, mas muitos motoristas não notaram

A CNH Social é uma ponte para muitas pessoas que sonham em dirigir, mas encontram na questão financeira um grande obstáculo. Cada estado possui seu próprio programa com regras próprias, uma vez que não existe uma oferta no âmbito nacional.

Em geral, eles abrem vagas para a primeira habilitação gratuita e também para adição e mudança de categoria. Os projetos cobrem todas as taxas e custos com o processo, desde a abertura até a emissão do documento, incluindo as aulas e os testes práticos e teóricos. Assim, os cidadãos de baixa renda conseguem conquistar a tão sonhada CNH sem tirar nem um real do bolso.

Quem pode obter a CNH de graça?

Conforme mencionado, cada estado brasileiro possui regras próprias, mas todos requerem que o candidato tenha mais de 18 anos de idade e seja alfabetizado (saiba ler e escrever). Alguns lugares podem exigir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e um limite de renda familiar, quase sempre de até dois salários mínimos mensais.

Na maioria dos programas, também é preciso ser morador do estado. Outras regras aplicam-se apenas aos candidatos que pretendem adicionar ou mudar de categoria.

Onde encontrar vagas?

Atualmente, existem projetos para habilitação gratuita nos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Piauí, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Roraima, Mato Grosso do Norte, Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Pará e Paraná, além do Distrito Federal.

Para participar e tirar a CNH sem pagar nada, o interessado deve acessar o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de sua região e conferir se as inscrições estão abertas. Também é possível obter informações diretamente nos pontos de atendimento do órgão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário