scorecardresearch ghost pixel



Aguarda benefício do INSS? Mutirões para reduzir fila devem começar em março

Mês de janeiro teve maior número de processos dos últimos anos. Mutirões para reduzir fila devem começar em março para reduzir o prazo médio, atualmente em 85 dias.



A fila de análise de benefícios do INSS aumentou 13% em janeiro, com 143.464 pessoas a mais e 1.231.322 pessoas aguardando, no total. O número total de pedidos também supera anos anteriores: 579.307 mil novos pedidos e 630.836 concluídos. Para tentar normalizar o prazo de concessão, os mutirões para reduzir fila devem começar este mês por todo o país.

Leia também: INSS começa a pagar benefícios acima do salário mínimo; veja quem recebe hoje

A afirmação foi dada primeiro para o iG, por meio de nota resposta. Os dados da fila em janeiro também foram obtidas pelo IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação).

Sobre o aumento da fila em janeiro, o Instituto alega ser uma questão sazonal, devido às férias de servidores. Além disso, ressaltou que os mutirões, que foram prometidos pelo governo, devem mesmo começar neste mês de março.

“O Ministério da Previdência Social, por meio do INSS, segue trabalhando para garantir o aumento na quantidade de processos analisados por mês. No momento, as equipes estudam todos os processos internos para um diagnóstico da situação atual, visando a proposição de novas medidas que colaborem com a redução do estoque e do tempo médio de concessão”, diz a Previdência em nota.

Como devem ser os mutirões do INSS para reduzir fila?

No mês de fevereiro, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, comunicou a estruturação de mutirões para reduzir a fila de análise de pedidos do INSS. Segundo os dados de janeiro, o tempo médio de espera já passou de 79 para 85 dias. O prazo oficial precisa variar entre 45 e 60 dias.

Segundo o ministro, os mutirões devem priorizar as regiões Norte e Nordeste do país, iniciando por lá as ações concentradas de atendimento, na tentativa de eliminar pendências que estão acumuladas há anos.

“O mutirão de serviços, que inclui a área de perícia médica, permitirá a redução mais rápida da fila”, disse, ao destacar a qualificação dos servidores. A expectativa é que, até o final do ano, o tempo médio retorne a ser de até 45 dias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário