scorecardresearch ghost pixel



Ameaça ao Uber e 99? Novo app de mobilidade paga MELHOR os motoristas

Com o MobizapSP, os motoristas receberão 90% do valor da corrida e os passageiros não irão arcar com tarifa dinâmica em horários de pico.



A prefeitura de São Paulo lançou um aplicativo que promete ser um dos principais concorrentes do Uber na cidade. O MobizapSP foi lançado pela prefeitura e entrou em operação nesta quinta-feira, 23. O intuito da nova plataforma de transportes é aumentar a participação dos motoristas particulares e taxistas cadastrados nos valores cobrados.

Leia mais: UBER pode sair do Brasil após regulamentação do trabalho em aplicativo?

Como grande diferencial da plataforma desenvolvida pelo governo, temos o aumento do ganho dos motoristas parceiros nos valores cobrados. O benefício do app não fica somente para os prestadores de serviço, viu? Os usuários também terão vantagens, como a não cobrança de tarifas dinâmicas em horários de pico.

Lançada no começo de março e disponibilizada ontem, o aplicativo conta com corridas a partir de São Paulo, logo será possível pedir corridas para outras cidades. Até o momento, a ferramenta já conta com 23.224 usuários e 25.866 motoristas cadastrados somente no primeiro dia de uso, de acordo com os dados divulgados pela prefeitura.

Taxa fixa para motoristas parceiros

Ao contrário do que é aplicado pelas outras plataformas, a MobizapSP terá a cobrança fixa de uma taxa de 10,95% do motorista por corrida. Vale ressaltar que nos demais aplicativos, as taxas dinâmicas podem variar de acordo com o horário da corrida e com a distância percorrida, indo de 5% a 40%. Em alguns casos, a taxa pode ultrapassar 60%, conforme indicado pela Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp).

A nova plataforma será operada pelo Consórcio 3C, composto pelas empresas Consilux Consultoria e Construções Elétricas, CSX Inovação e CLD, que poderão explorar a licença do aplicativo por até cinco anos após conseguirem uma licitação. Apesar disso, a Prefeitura de São Paulo não repassa as verbas para os aplicativos, recebendo então apenas os impostos municipais, conforme esclarecido em uma nota divulgada pelo Consórcio 3C.

Competição saudável no mercado

De acordo com a Amobitec, representante das empresas do setor como 99 e Uber, é importante que aconteça um aumento no nível de concorrência do setor. Além disso, a representante considera saudável o surgimento de novos aplicativos que funcionem como transporte alternativo para os usuários.

Apesar disso, a Amobitec espera que a ferramenta lançada funcione de acordo com as mesmas regras exigidas das empresas privadas. “As plataformas associadas cumprem rigorosamente as regulamentações federal e municipal, inclusive contribuindo com todos os impostos e taxas cabíveis, e espera que os mesmos sejam cobrados de qualquer empresa que entre na atividade”, informou em nota.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário