Aposentados pulam de alegria com nova notícia do CONSIGNADO do INSS

Redução nos juros do consignado foi aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social e começa a valer nesta semana. Veja o que esperar.



O governo federal anunciou a redução no teto de juros cobrado em empréstimo consignado para os brasileiros que são beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Caiu de 2,14% para 1,70% para o empréstimo convencional. Veja todas as quedas anunciadas.

Leia mais:INSS suspende empréstimos no BPC: saiba tudo sobre a decisão e como isso pode afetar suas finanças

Já para aqueles que fazem uso do cartão de crédito, o teto cai de 3,06% para 2,62%. A aprovação foi por meio do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), na última segunda-feira (13). As mudanças valem para os aposentados e pensionistas do INSS.

Redução na taxa de juros do consignado

Segundo o Conselho, a redução na taxa de juros valerá para os novos contratos. Assim, os antigos continuarão com as mesmas taxas de anteriormente, que são as originais.

A proposta de redução partiu do governo federal e contou com 12 votos a favor e três contras. O empréstimo consignado é uma opção que já inclui o desconto direto na folha de pagamento ou no benefício.

Por adotar esse modelo, o empréstimo consignado consegue oferecer uma taxa de juros mais baixa do que outras formas de empréstimo que contam com a incerteza do pagamento.

Segundo o Ministério da Previdência Social, cerca de oito milhões de beneficiários do INSS possuem algum contrato ativo de consignado. Além disso, os dados mostram que pelo menos 1,8 milhão já atingiu o limite de comprometimento de até 45% da renda.

Com a decisão do Conselho, a nova instrução normativa será publicada no Diário Oficial da União e entrará em vigor imediatamente, nesta quarta-feira (15).

Meta de governo

Nas redes sociais, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse que baixar os juros é a bandeira do atual governo: “no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar”, completou.

O Conselho Nacional da Previdência Social conta com representantes do governo, aposentados, empresas e trabalhadores. A novidade deve beneficiar todos aqueles beneficiários do INSS que têm planos de contratar um empréstimo consignado neste ano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário