scorecardresearch ghost pixel



Crédito Consignado: EXCELENTE notícia anima os beneficiários do INSS

O Governo Federal pretende reduzir a taxa de juros cobradas nas modalidades consignadas para aposentados e pensionistas do INSS. Veja a mudança!



Boa notícia para os aposentados e pensionistas do INSS! No início desta semana, o Governo Federal anunciou que irá propor uma redução das taxas de juros referentes ao crédito consignado. Caso haja aprovação da redução, o teto da taxa iria de 2,14% para 1,76% ao mês, enquanto o piso também teria alterações, passando de 1,8% para 1,61% ao mês.

Leia mais: O que esperar do empréstimo consignado do Auxílio Brasil em 2023?

No entanto, o Conselho Nacional da Previdência Social não pode definir uma taxa fixa para a execução em todas as operações financeiras. Assim, o que pode ser definido é um limite máximo para que as taxas sejam aplicadas nas operações de créditos.

Ademais, há uma expectativa também para que as taxas do cartão de crédito direcionados para os aposentados e pensionistas também passem por uma queda nas tarifas. Com isso, é possível que com a nova definição, as taxas fiquem abaixo de 3% ao mês.

Como funciona o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito disponibilizada para os brasileiros que recebem algum tipo de benefício por meio do INSS. Com ela, parte do benefício será utilizado como garantia de pagamento de todas as parcelas do empréstimo.

Ou seja, não será necessário realizar o pagamento dos boletos mensalmente, visto que as parcelas são automaticamente descontadas do salário pago pelo INSS. Assim, as instituições financeiras possuem maior garantia de pagamento, o que possibilita a execução de taxas mais baixas e melhores condições para o empréstimo.

Entretanto, como o crédito consignado conta com o desconto na folha de pagamento, parte do salário ficará comprometido pelo tempo de pagamento das parcelas. Desse modo, o valor liberado fica limitado, visto que há uma regra que estabelece que a parcela não pode ultrapassar de 30% do benefício mensal recebido.

Como solicitar meu empréstimo consignado?

Para ter acesso a essa linha de crédito, é preciso inicialmente se encaixar em um dos grupos citados acima. Em seguida, basta selecionar uma instituição financeira que ofereça esse tipo de crédito, informando que deseja realizar um empréstimo consignado.

Dessa forma, será realizada uma simulação de empréstimo, na qual será possível analisar o valor liberado, as condições de pagamento e os juros aplicados. Vale ressaltar que o banco irá realizar uma análise de crédito, mesmo que o empréstimo seja consignado.

Assim que a simulação foi concluída, todas as informações serão entregues ao beneficiário. Após a analise das condições, será preciso somente assinar o contrato para ter acesso ao valor solicitado. Em geral, a instituição libera o crédito poucos dias após a aprovação do contrato.

Por fim, vale ressaltar que é necessário liberar o acesso do banco ou da instituição financeira responsável pelo empréstimo ao seu benefício. Isso devido ao fato das parcelas serem descontadas diretamente na folha de pagamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário