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Grande Banco demite 80 funcionários e dá justificativa inesperada

Ao descobrir uma fraude cometida por seus funcionários, o Itaú decidiu demitir uma grande leva de colaboradores e emitiu novo alerta à empresa.



Nem mesmo as instituições financeiras estão conseguindo fugir da onda de demissões em massa que vêm atingindo o Brasil e o mundo. Desta vez, foi o Itaú que decidiu demitir uma grande quantidade de colaboradores de uma só vez. Contudo, o motivo alegado pelo banco foi um tanto quanto inusitado no mercado de trabalho.

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Itaú desliga funcionários

De acordo com o Itaú, cerca de 80 funcionários foram demitidos após terem utilizado o plano de saúde ofertado pela instituição de modo indevido, visto que foram detectadas má conduta dos empregados nas solicitações de reembolso de procedimentos e consultas.

Dessa forma, as demissões aconteceram em uma fase na qual os planos em questão estão concentrando esforços para evitar as fraudes. Em outubro de 2022, a FenaSaúde, federação que representa os planos de saúde, criou uma gerência para aumentar a fiscalização sobre as fraudes mais comuns durante a utilização dos seus serviços.

Abertura de um canal jurídico para tratar de fraudes

Além de criar uma gerência, o FenaSaúde também apresentou ao Ministério Público de São Paulo uma denúncia sobre uma rede de empresas de fachada, que tinha o intuito de realizar pedidos de reembolsos fraudulentos em grande escala. Os pedidos contra as operadoras de planos totalizaram cerca de R$ 40 milhões.

Após as demissões realizadas pelo Itaú, o Sindicato dos Bancários de São Paulo abriu um canal jurídico para tratar de casos que envolvam golpes dados com o plano de saúde. A partir desta criação, o sindicato afirmou que irá verificar a situação de cada funcionário que foi dispensado devido a este motivo.

Além disso, o sindicato ainda afirma que o Itaú enviou, logo após as demissões, um comunicado interno aos colaboradores com dicas de como evitar fraudes e golpes diante do uso do plano de saúde. Com isso, o banco orientou que os funcionários não compartilhem os seus logins e senhas do benefício.

Por fim, o banco ainda reforçou as alterações da finalidade real de tratamentos, procedimentos e exames, principalmente os estéticos, que não são cobertos pelo plano. “A ética é um valor fundamental para o banco e deve pautar a conduta de todos os colaboradores”, afirmou o Itaú em nota.




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