scorecardresearch ghost pixel



Cérebro odeia sujeira? Por que assistir vídeos de limpeza é tão satisfatório

Existem alguns conteúdos que transmitem a sensação de conforto, como vídeos satisfatórios envolvendo limpeza, associados a um efeito antiestresse.



Os vídeos satisfatórios têm crescido exponencialmente na internet nos últimos anos. Estes conteúdos curtos de diferentes tarefas, desde faixas coloridas e estranhas até a limpeza ordenada dos lares, causam uma sensação confortável. Muitos influenciadores se dedicam a criar situações nas quais precisam organizar ou limpar algo, filmando essa sequência de atividades de forma que pareçam ainda mais atrativas, atraindo milhares de visualizações. 

Veja também: Botão SECRETO do TikTok faz vídeos viralizarem em questão de minutos

Por que os vídeos de higiene são tão satisfatórios? 

As cenas de higiene são particularmente satisfatórias para o público que os consome, pois mostram uma boa limpeza que é, simplesmente, prazerosa. Da remoção de cravos à rotina de organização da casa, todos gostam de imaginar um aroma agradável, um ambiente fresco e aconchegante. Afinal, não há nada mais prazeroso na hora de dormir do que um lençol limpo e macio. 

A sensação de felicidade reduz o nível de estresse 

De fato, os vídeos de pessoas limpando algo estimulam hormônios como a oxitocina e até a serotonina Estes neurotransmissores se tornam mais ativos quando alguém é estimulado, mesmo que visualmente, a imaginar condições de bem estar, levando a sentimentos positivos. Dessa forma, se você estiver precisando relaxar um pouco, recorra a filmagens de outras pessoas que estão dedicadas a alguma atividade, entre rotina de estudos ou limpeza. 

Cuidado com o excesso nas redes sociais

É importante mencionar que os usuários devem ter cuidado com o uso excessivo dessas redes sociais, pois a exposição excessiva pode levar a uma maior ansiedade e preocupação. Isso ocorre quando o foco se volta para situações de limpeza excessivamente detalhadas, que geram obsessão. Quem tem predisposição ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) ou costuma procrastinar na internet, precisa monitorar o consumo de conteúdos. 

Um vídeo satisfatório pode ser a sua inspiração 

Uma consideração relevante é tentar se inspirar nas imagens de limpeza e organização que você vê nos vídeos. Procure também pela motivação que eles fornecem de trabalhar por períodos mais curtos, com um objetivo determinado. Isso traz uma sensação de alívio e compensação real, já que o seu papel deixa de ser apenas de mero espectador, ao replicar os bons hábitos filmados. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário