scorecardresearch ghost pixel



Botão SECRETO do TikTok faz vídeos viralizarem em questão de minutos

Você sabe por que alguns vídeos viralizam em questão de segundos? O segredo pode estar por trás do botão mágico do TikTok, chamado "heating".



O TikTok é uma das maiores plataformas de conteúdo da internet, reunindo milhões de usuários que diariamente acompanham a vida dos influenciadores. Entre dicas de maquiagem, discussões e até aulas, os responsáveis pelas contas mais famosas apostam em altas produções. No entanto, alguns funcionários da rede social selecionam publicações virais, impulsionando-as. 

Veja também: Doce de nitrogênio líquido? Cuidado com o desafio MORTAL do TikTok

Entenda como funciona o Heating

Heating é o nome dado ao botão usado para identificar conteúdos em potencial no aplicativo. Dessa maneira, ao ser acionado pelos administradores, faz com que uma postagem ganhe visibilidade. Essa possibilidade de influenciar o algoritmo também tem a ver com a estratégia de crescimento da empresa, que pretende promover seus interesses comerciais com anunciantes. 

O poder dos monitores do TikTok 

Todos os meios digitais abertos têm monitoramento, uma responsabilidade de especialistas que ficam à espreita de erros e melhorias. Não é diferente com o TikTok, que já revelou concentrar nas mãos dos moderadores certo poder. Isso diz respeito à falta de controle da ação dessas pessoas que às vezes usam o ‘’Heating’’ na promoção de perfis pessoais, deixando de seguir os critérios propostos pela supervisão, mas essa atitude não prejudica suas funções. 

As publicações na página For You

Na aba ‘’For You’’, você encontra diversos vídeos que são publicados a cada segundo, pensando nos seus interesses. Basta perceber que todos seguem um mesmo padrão, mas ao rolar a página, aparecem alguns que fogem dessa regra. Sendo assim, pode ser que o compartilhamento tenha sido condicionado, potencializando o aparecimento de conteúdo selecionado. 

Tentando evitar polêmicas 

À Forbes, Jamie Favazza, correspondente do TikTok, esclareceu que os conteúdos impulsionados representam cerca de 0,002% de tudo que aparece para os usuários. Porém, há quem desconfie que essa porcentagem seja um pouco maior do que o declarado e o “Heating”, que se refere à ‘’aquecimento’’, na tradução literal, segue despertando várias dúvidas. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário