scorecardresearch ghost pixel



ChatGPT x Bard: 4 diferenças entre as inteligências que você precisa conhecer

Entenda qual serviço é melhor para você com essa comparação entre o ChatGPT e o Bard, chatbot do Google.



Com o lançamento do chatbot do Google, a empresa passou a ser concorrente da Microsoft em mais um segmento: o de robôs de inteligência artificial. Isso porque o ChatGPT, da OpenAI, tem investimento da Microsoft, que agora integra a tecnologia em diversos dos seus produtos e serviços. Continue lendo este artigo para entender as principais diferenças entre o ChatGPT e o Bard.

Leia também: ‘ChatGPT’ no Google Docs: ferramenta vai ajudar a escrever textos melhores

Os chatbots de inteligência artificial respondem a perguntas usando linguagem natural e podem escrever qualquer tipo de texto, desde discursos a textos publicitários e códigos de computador.

A solução está atraindo tanta atenção que o ChatGPT atingiu a marca de um milhão e meio de usuários em menos de um mês. Agora, a Microsoft anunciou a integração de uma variante do sistema para seu buscador, o Bing, além de todo o pacote Office e seu navegador WEB, o Edge.

Principais diferenças entre o ChatGPT e o Bard

Apesar de concorrerem diretamente a partir de agora, o ChatGPT e o Bard têm diferenças fundamentais entre eles. Isso pode tanto conquistar a preferência de usuários como fazer, na prática, o usuário utilizar os dois serviços, a depender da tarefa.

1 – A atualização dos dados

A primeira diferença nos dois chatbots tem relação com o acesso a dados. Diferentemente do ChatGPT, o Bard tem acesso às informações mais recentes da internet e conta com um recurso “Google it” que permite uma busca direta no mecanismo de pesquisa.

Enquanto isso, o banco de dados de conhecimento do ChatGPT é limitado até o ano de 2021 e não pode responder a perguntas sobre eventos atuais, como o terremoto recente na Turquia e na Síria. Já o Bard tem acesso a informações atualizadas e foi capaz de responder a uma pergunta sobre a proibição do TikTok nos telefones do governo do Reino Unido, que foi postada na BBC há alguns dias.

Isso deve ser resolvido pela OpenAI após o anúncio de plugins para o ChatGPT, incluindo o de busca de informação em tempo real.

2 – A fonte dos dados

O Bard permite que os usuários verifiquem as fontes de onde os dados foram coletados, incluindo a Wikipédia. Já o ChatGPT traz um texto de resposta ou solução, mas sem citar a fonte. Um uso que aproxima os dois chatbots é o Bing Chat, da Microsoft, que tem como base o ChatGPT 4.

Vale lembrar que o robô do Google é derivado do modelo de linguagem chamado Lambda, que foi desenvolvido pelo Google, mas nunca foi disponibilizado publicamente.

O Lambda ganhou atenção depois que um engenheiro afirmou que suas respostas eram tão persuasivas que ele acreditava que o programa tinha consciência própria e era inteligente. No entanto, o Google negou essas afirmações e demitiu o engenheiro.

3 – Os idiomas

O ChatGPT é capaz de operar em múltiplos idiomas, incluindo português, espanhol, francês, árabe, mandarim, italiano, japonês e coreano. No entanto, a qualidade das respostas varia dependendo do idioma, sendo que o inglês é a língua principal.

Em contraste, o Bard é limitado apenas ao inglês. De acordo com Jack Krawczyk, diretor de produto do Google, o Bard é “um experimento” que pode ser utilizado como ponto de partida para a criatividade. Krawczyk ilustrou como o Bard ajudou-o a planejar a festa de aniversário de seu filho, ao encontrar um local com jogos e comida relacionados aos temas que a criança gostava.

Krawczyk salientou que as pessoas devem lembrar que os modelos de linguagem não são super-heróis, mas sim ferramentas para ajudar a desbloquear a criatividade humana.

4 – A idade mínima para o uso

Apenas o Bard tem restrições de acesso para menores de 18 anos, sendo necessário ser maior de idade para utilizá-lo.

Isso ocorre porque o Google diz monitorar o Bard para garantir que ele siga seus próprios “princípios de IA”, que incluem evitar o reforço de preconceitos e estimular a criatividade.

Embora não seja possível usar a tecnologia para expressar opiniões ou adotar uma personalidade, o ChatGPT pode imitar os estilos de escrita de outros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário