Cada vez mais as pessoas têm consciência de que fumar faz mal à saúde. Contudo, tomar a decisão de largar o tabagismo nem sempre é fácil, uma vez que causa vício. Contudo, um dispositivo inteligente promete auxiliar quem está nesta missão. Em caráter experimental, a ferramenta é uma espécie de colar que promete usuários a pararem de fumar.
Leia mais: Vício em celular afeta o cérebro igual a cocaína e o cigarro; como evitar?
Vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que doenças relacionadas ao tabagismo matam mais de cinco milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil, essa taxa é de 200 mil mortes por ano.
Tecnologia
Batizado de SmokeMon, o colar inteligente está em fase de desenvolvimento na Northwestern University Feinber School of Medicine, nos Estados Unidos.
Na prática, a ferramenta captura informações espaciais, temporais e térmicas ao redor do usuário, assim como do cigarro. O objetivo é detectar eventos de tabagismo com discrição, além de ser de forma passiva.
Em suma, ele detecta eventos de fumo, como por exemplo, assinaturas de calor de sensores térmicos. A partir de baforadas, o aparelho capta a informação necessária e possui um baixo consumo de energia.
O SmokeMon possui bateria de 500mAh. Na prática, ela dura aproximadamente 19 horas com uma única carga, facilitando o uso. Por fim, o dispositivo acompanha e mede o hábito de fumar de forma detalhada, ultrapassando informações como o número de cigarros por dia.
Nesse sentido, o pesquisador Nabil Alshurafa, que está diretamente ligado ao projeto ressalta que, muitas vezes, quem está no processo de tentar parar de fumar, comete o deslize de acender um ou dois cigarros.
“Contudo, um lapso não é o mesmo que uma recaída (voltar a fumar regularmente). Uma pessoa pode aprender com os deslizes, ganhando consciência de que não falhou, apenas teve um revés temporário. Para evitar uma recaída, podemos começar a mudar o foco em como lidamos com seus gatilhos e com os desejos”, explicou o professor.