scorecardresearch ghost pixel



Comprando carro usado? Cuidado com veículos DESTE ano específico

Na hora de comprar um veículo usado, é preciso ficar de olho em seu ano de fabricação para ter certeza que ele oferece os itens de segurança necessários.



Você gosta de pegar estrada e fazer longas viagens com a família? Se a resposta for sim, então é melhor ficar atento antes de decidir rodar com um veículo fabricado antes de 2014. Além disso, o alerta vale ainda mais para os carros populares, visto que esses automóveis não possuem dois equipamentos extremamente importante para os passageiros.

Leia mais: E se essa moda pega: empresa cria calça ‘estranha’ com airbag para motociclistas

Dessa forma, o ano de 2014 é importante para a fabricação de veículos, visto que foi nesse ano que a legislação brasileira passou a exigir a instalação de freio ABS e airbag nos automóveis. Com eles é possível evitar acidentes e reduzir os danos em casos indesejáveis.

Com o aumento dos veículos novos, os carros usados estão com as vendas cada vez mais em alta, o que faz com que os modelos anteriores a 2014 sejam adquiridos pelos condutores. Assim, caso a dúvida seja entre um veículo de 2013 e outro de 2015, é melhor levar em consideração a ausência dos itens de segurança.

Importância da obrigação dos itens

De acordo com Rodrigo Kleinubing, engenheiro especialista em acidentes de trânsito, o airbag e o freio ABS são extremamente importantes para garantir a segurança do condutor. “O sistema ABS evita o bloqueio das rodas. Em uma frenagem de emergência, se você pisa forte no freio de um carro sem ABS, bloqueia as rodas”, explica.

“Quando isso acontece, você freia com uma eficiência menor. A segunda vantagem, tão importante ou mais, é que uma roda não bloqueada não perde a dirigibilidade. Você não perde o controle do volante, evitando acidentes em dois pontos”, completa a explicação sobre o freio.

Já em relação aos airbags, que são as bolsas de ar que inflam após uma colisão, Kleinubing afirma que o item salva vidas. “Quando ocorre um acidente, ele (airbag) evita a projeção dos ocupantes do carro e, portanto, lesão dos órgãos internos, que causam hemorragias. Salva vidas em acidentes que, sem ele, o ocupante não teria chance de sobrevivência”.

Tecnologia deve ser vista como aliada

Mesmo elevando o valor dos veículos, o uso da tecnologia deve ser vista como aliado para garantir a segurança e minimizar os danos causados em acidentes de trânsito. De acordo com uma pesquisa feita pela Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), a câmera de ré pode diminuir cerca de 20% do número de acidentes causados neste momento.

No entanto, o sócio-diretor da Bright Consulting, Murilo Briganti, afirma que toda novidade possui seu custo.

“O país vem passando por uma série de avanços em termos regulatórios, principalmente após o Inovar-Auto. Nesse momento, nós temos em vigor legislações de emissões, segurança e eficiência energética. Dessa forma, para o atendimento de todas as metas, as montadoras vêm fazendo e têm planejado investimentos massivos em melhorias, o que acarretará em custos maiores para o consumidor final”, justifica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário