scorecardresearch ghost pixel



Contratou crédito consignado? Saiba o que mudou com os novos juros para aposentados

Decisão do governo federal leva ao menos oito instituições financeiras a desistirem de suas linhas de crédito com desconto em folha.



O governo federal reduziu o teto de juros do empréstimo consignado para segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), decisão que já está repercutindo no mercado. O novo limite para desconto em folha é de 1,70% ao mês, contra 2,14% mensais anteriormente.

Leia mais: Servidores federais devem receber reajuste de 9% a partir de junho

Ao menos oito bancos informaram que suspenderam temporariamente suas linhas de consignado. Para quem estava pensando em contratar esse tipo de crédito, as mudanças recentes estão gerando muitas dúvidas.

A proposta para baixar o limite do desconto na folha de aposentados e pensionistas que solicitam empréstimos foi do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. A medida recebeu a aprovação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), colegiado composto por representantes do governo e dos empregadores, além de trabalhadores, aposentados e pensionistas.

Outra medida aprovada na ocasião foi o corte nos juros do cartão de crédito consignado. O teto para essa modalidade caiu de 3,06% para 2,62%.

Bancos suspendem linhas

Após o anúncio do governo, Itaú, C6, Bradesco, Mercantil do Brasil, Pan, Pag Bank, Bem Promotora, Daycoval decidiram suspender novas concessões de consignado. Eles alegam que o retorno não é suficiente, apesar do baixo risco da operação.

Segundo fontes do conselho, a proposta das instituições financeiras era reduzir o teto para 2,06% ao mês, mas ela não foi aceita. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou uma nota criticando a decisão do governo e afirmando que ela pode limitar o acesso de segurados do INSS ao crédito.

Novo limite em contratos antigos

A alteração não vale para quem já contratou um empréstimo nessa modalidade, apenas para novos contratos. Entretanto, caso o segurado entre na Justiça solicitando a redução do percentual, é possível que a decisão seja favorável a ele.

Para esses beneficiários que possuem um contrato ativo, a dica é negociar novas taxas diretamente com as instituições financeiras. Se não houver acordo ou caso se sinta lesado, outra opção é procurar o Procon ou a Justiça.

Dados do Banco Central mostram que o saldo das linhas de crédito consignado do INSS chegam a R$ 215 bilhões, com R$ 7,6 bilhões liberados apenas em janeiro de 2023. Nos últimos 12 meses, cerca de 14,5 milhões solicitaram empréstimo ou cartão nessa modalidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário