scorecardresearch ghost pixel



Convocação geral de beneficiários do Bolsa Família começa em breve

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social divulga cronograma para atualização do Cadastro Único (CadÚnico).



O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social divulgou um cronograma de convocação de beneficiários do Bolsa Família. Aqueles que forem chamados deverão atualizar suas informações para evitar o bloqueio e eventual suspensão do benefício social.

Leia mais: Pagamento turbinado: quem recebe os valores pelo Caixa Tem nos próximos dias?

O foco são os cidadãos que estão com o Cadastro Único (CadÚnico) desatualizado há mais de dois anos, já que a regra determina que esse é o tempo máximo que o inscrito pode ficar sem prestar novas informações. Após a convocação, o prazo limite para atualizar os dados é de dois meses.

Desde o ano passado, o governo federal está realizando um “pente-fino” no CadÚnico para eliminar quem está recebendo o Bolsa Família indevidamente, seja porque informou renda abaixo da verdadeira, ou por outros motivos. Só em março, cerca de 1,5 milhão de famílias serão excluídas do programa.

Procedimento de atualização

Segundo a secretária de avaliação, gestão da informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, os primeiros a serem convocados são os cidadãos com cadastros desatualizados desde 2016 ou 2017 ou que possuem inconsistências na composição familiar.

“Quem não aparecer tem o beneficio bloqueado. Quem aparecer e ficar claro que a pessoa está fora dos critérios, não é unipessoal, sai imediatamente”, disse.

O governo também anuncio que vai repassar verbas aos municípios para contratação de cerca de 12 mil novos profissionais. Os trabalhadores farão visitas aos domicílios de beneficiários com 50 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiência.

Segundo o ministro Wellington Dias, o objetivo é evitar preocupação “tumulto de pessoas”, por isso o processo será gradativo.

Calendário da revisão

A revisão cadastral começou em fevereiro de 2023 para quem realizou a última atualização em 2016 ou 2017. A partir de dezembro deste ano, serão convocadas as famílias que forneceram dados pela última vez em 2018, 2019 ou 2020. Por fim, quem revisou o Cadastro Único em 2021 será convocado apenas em 2024.




Voltar ao topo

Deixe um comentário