As cascas das frutas podem ser aproveitadas de diversas formas, reduzindo então o desperdício ao usar todos os recursos oferecidos pelos alimentos. Estamos falando de nutrientes como fibras, vitaminas e antioxidantes que vão direto para o lixo. É hora de mudar esse hábito. Veja formas de aproveitar o que antes era sobra!
Leia mais: Fique longe desses alimentos: descubra as comidas que podem causar prejuízos aos seus ossos
Os benefícios das cascas ajudam até mesmo a promover mais saúde e reduzir os riscos de desenvolver inúmeras doenças. Isso sem contar que, ao aproveitar estes “restos”, você reduz o desperdício de alimentos. Sendo assim, esta também é uma questão de sustentabilidade!
Cascas das frutas podem sem aproveitadas
Quem faz uso das cascas aproveita uma variedade de sabores no preparo de várias receitas deliciosas. Por exemplo: dá para usá-las para preparar pratos e até bebidas pouco comuns, mas que surpreendem a todos.
Entre as frutas com cascas mais ricas em propriedades, temos as maçãs, laranjas, limões, kiwis e outras. Antes de desperdiçar, crie o hábito de conferir na internet algumas opções de receitas que podem fazer um bom uso delas.
Para aproveitar as cascas, lave bem para retirar qualquer sujeira. Elas podem ser usadas em preparos de sobremesas, bolos e tortas. Já pensou em assar as cascas no forno ou quem sabe até desidratá-las? Faça o teste!
Outra dica é dar preferência para as frutas orgânicas. Isso reduz os riscos de pesticidas nas cascas. Se não for uma opção mais acessível para você, não tem problema. Lembre-se apenas de higienizar muito bem antes de aproveitar.
Há ainda a possibilidade de usar as cascas na compostagem ao decompor a matéria orgânica, como restos de comida, deixando o solo muito mais rico e nutrido. Você também pode fazer infusões com as cascas, garantindo bebidas deliciosas e muito refrescantes.
É uma ótima opção para quem consome pouca água e quer ter uma bebida mais saborizada.
Viu só quantas ideias? Então busque sempre aproveitar todos os benefícios das cascas e veja a diferença na redução do lixo e na criação de pratos criativos, saborosos e sustentáveis.