scorecardresearch ghost pixel



É perigoso: NUNCA combine ibuprofeno com estes remédios comuns

Confira quais são as principais e mais arriscadas interações medicamentosas que o ibuprofeno pode desencadear em alguns pacientes.



O ibuprofeno é um dos fármacos mais comuns e utilizados por todas as pessoas que sofrem com dores passageiras ou crônicas. Mesmo que o ideal seja receber o receituário médico para ingerir a substância, muitos o fazem de maneira espontânea e perigosa. Afinal de contas, existem interações que devem ser evitadas com esse medicamento.

Veja também: Cuidado com eles: 6 medicamentos que DETONAM a saúde dos seus rins

O que é o ibuprofeno e como ele age?

De forma objetivo, o ibuprofeno é um remédio anti-inflamatório não esteroidal, ou seja, que não foi derivado de hormônios. Ele também tem ação analgésica (contra a dor) e antipirética, capaz de controlar a temperatura da febre e baixar a febre.

Ele inibe a produção de prostaglandinas – substâncias responsáveis pela estimulação do processo inflamatório. O remédio pode ser utilizado em casos de dores, resfriados e problemas de saúde comuns do ser humano.

Nunca combine ibuprofeno com estes medicamentos

Conforme mencionado no início, o ibuprofeno não pode ser misturado com algumas substâncias. A Faculdade de Medicina da Universidade Nacional Autônoma do México ( UNAM ) revelou que o ibuprofeno “deve ser administrado com cautela em pacientes que estão sendo tratados com derivados cumarínicos”.

Isso quer dizer que pacientes que fazem tratamentos com drogas para eliminar ou prevenir coágulos não devem tomar remédios à base de ibuprofeno. Medicamentos utilizados para doenças cardíacas também são contraindicados para a interação.

Remédio pode reduzir eficácia de outros

A mesma faculdade revelou que o ibuprofeno pode interferir e reduzir a eficácia de remédios tiazídicos. Isso inclui vários que são comumente usados para reduzir e controlar a pressão arterial elevada ou o excesso de líquidos nos tecidos (edemas).

Da mesma forma, remédios à base de furosemidas, com efeito diurético, estão contraindicados na interação.

Você não deve usar ibuprofeno se toma medicamentos com efeitos:

  • anti-hipertensivos;
  • antidepressivos;
  • diuréticos;
  • Natriuréticos.

Reações adversas

Algumas das reações adversas que o ibuprofeno pode causar, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e a Escola de Medicina da UNAM, são:

  • Constipação;
  • Inchaço (gases);
  • Tontura;
  • Nervosismo;
  • Zumbido nos ouvidos;
  • Náusea;
  • Visão turva.

Atenção!

Sempre procure orientação médica antes de fazer a ingestão de algum tipo de medicamento. Gestantes nunca devem tomar remédios sem receita.




Voltar ao topo

Deixe um comentário