scorecardresearch ghost pixel



Esquecer a carteira não é desculpa: saiba quais documentos dá para ter no celular

Tendência sem carteira é mundial e vários documentos brasileiros já estão disponíveis para uso no celular, com validade nacional.



Cada vez mais, as pessoas estão deixando de carregar muitos dos seus documentos na carteira para tê-los no celular. O Brasil está acompanhando essa tendência sem carteira, e agora é possível levar todos os seus principais documentos no seu smartphone. Continue lendo para saber como.

Leia também: Saiba como renovar a CNH e baixar o documento do veículo pelo celular

Uma das primeiras mudanças no mundo digital foi a substituição do CPF físico pelo CPF virtual, que pode ser acessado através do site da Receita Federal. Para usá-lo, é preciso preencher os dados solicitados e imprimir uma cópia ou salvar a imagem em seu celular.

Outros documentos, no entanto, estão disponíveis por meio de aplicativo, tanto para celulares com sistema iOS (iPhones) quanto para aqueles com sistema Android.

Quais documentos posso ter no celular por aplicativo?

Um deles é bastante popular entre a população mais jovem durante as eleições: o e-Título, que traz o Título de Eleitor para o celular e permite que o titular vote sem precisar apresentar o documento de papel.

A Carteira de Habilitação (CNH) pode ser acessada no smartphone através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que requer o escaneamento do código QR localizado na parte traseira da CNH e uma comparação da foto tirada com aquela armazenada no banco de dados do Detran. Ou seja, a versão digital da CNH só pode ser acessada nos modelos mais recentes, que possuem um código QR na parte traseira.

Já a Carteira de Trabalho pode ser acessada por meio de um aplicativo oficial de forma mais simples. É necessário fazer o login com a conta gov.br e seguir as instruções do aplicativo ou acessar o site Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida no Brasil, mas apenas alguns Estados estão aptos a emiti-la: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para acessar a versão digital, é preciso primeiro retirar a versão física no órgão da sua região e depois acessar o aplicativo gov.br na área “Carteira de documentos”. Os documentos de identidade antigos ainda são válidos até fevereiro de 2032.

Por fim, você também pode verificar o histórico de vacinação contra a COVID-19 através do aplicativo Conecte SUS.

Essa mudança na forma de armazenamento de documentos é uma tendência mundial, e cada vez mais países estão adotando essa prática.




Voltar ao topo

Deixe um comentário