scorecardresearch ghost pixel



Fies está renegociando os R$ 11 bilhões dos endividados; veja como fazer

O ministro da Educação se diz preocupado com as dívidas do ex-estudantes com o Fies e anuncia a criação de um grupo de trabalho para resolver o problema.



O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem hoje mais de R$ 11,3 bilhões de parcelas em atraso. Os ex-estudantes inadimplentes podem aproveitar a oportunidade oferecida pelo governo federal a todos aqueles que desejam acabar com a pendência. Saiba como os interessados podem renegociar as dívidas com o Fies.

Leia mais: Lula anuncia grande novidade para estudantes do FIES

Segundo dados divulgados pelo governo federal, dos quase 1,9 milhão de ex-estudantes em fase de pagamento das parcelas, pelo menos 53% estão com a dívida atrasada há mais de 3 meses. Os dados constam no levantamento semestral do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Dívidas com o Fies

A alta inadimplência do Fies preocupa o ministro da Educação, Camilo Santana. Ele publicou um vídeo nas redes sociais e comentou a atual situação do programa.

Diante da dívida dos ex-estudantes com o Fies, o ministro anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir o problema. Ele tratou ainda da possibilidade de adotar algumas mudanças no programa, como aumento do teto de financiamento e desburocratização do fundo.

Os bancos que hoje oferecem o Fies são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer ampliar o prazo para a renegociação das dívidas. O período teve fim em dezembro de 2022. A meta do projeto é aumentar o período até o final deste ano.

Os ex-estudantes interessados em renegociar as dívidas devem procurar o banco onde o contrato foi assinado. Pode ser por meio do aplicativo ou presencialmente nas agências bancárias.

Fies 2023

Segundo o ministro da Educação, as regras para o Fies não devem mudar para este ano. Isso porque as inscrições foram abertas na última terça-feira (7), com a liberação de 67 mil novos contratos de financiamento estudantil para o primeiro semestre de 2023.

Podem participar aqueles que fizeram alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 para cá e que preencham os requisitos mínimos de nota no exame. Além disso, é preciso atender ao critério de renda familiar.

As inscrições para disputar uma vaga deve ser feitas até o dia 10 de março, sexta-feira, pelo site https://acessounico.mec.gov.br/fies.




Voltar ao topo

Deixe um comentário