scorecardresearch ghost pixel



Homens solteiros têm 2 vezes mais chances de morrer que os casados, diz estudo

Pesquisadores sugerem quais são os principais motivos que fazem homens solteiros viverem menos do que os demais. O ponto chave está na solidão.



Todo mundo já ouviu falar que os homens vivem menos do que as mulheres por conta de uma certa irresponsabilidade. Um estudo recente foi atrás de informações sobre o assunto e acabou descobrindo que homens solteiros têm duas vezes mais chances de morrer do que aqueles que são casados.

Veja também: Perfeccionismo é um grande risco à saúde mental; veja como superá-lo

O estudo utilizou dados de 8 mil participantes da Dinamarca. Os pesquisadores analisaram as taxas de mortalidade de homens solteiros e casados. De acordo com os resultados, os primeiros tinham duas vezes mais chances de perder a vida do que aqueles que eram casados, até mesmo aqueles que eram divorciados.

Por que homens solteiros podem morrer mais cedo?

Embora sejam variados os motivos que fazem os homens solteiros viverem menos, existem alguns que são mais prováveis do que outros. A falta de apoio emocional é um dos principais fatores que estão atrelados ao tema, já que ela pode ser decisiva em momentos de estresse e de enfermidade, por exemplo.

Um parceiro também ajuda a ampliar os recursos financeiros, o que faz a pessoa ter mais condições de procurar atendimento em saúde. Inclusive, homens solteiros não teriam apoio para manter um estilo de vida mais saudável, por exemplo.

Ser humano é uma espécie social

Outro ponto que merece ser analisado é o fato de que o ser humano é um ser social. Isso quer dizer que ele precisa viver em grupo para ter bem-estar. Pessoas que se isolam estão mais suscetíveis à depressão, ansiedade, vícios e hábitos autodestrutivos.

Inclusive, não é para menos que muitos homens solteiros e mulheres solteiras têm procurado amparo em aplicativos de relacionamento, por exemplo. Há uma grande necessidade de estar ao lado de alguém, seja amorosamente ou não. O lado afetivo das pessoas demonstra ser determinante para a longevidade.

As poucas pesquisas duradouras que tentam entender o que faz uma pessoa viver mais e melhor mostram que os laços sociais são fatores determinantes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário