scorecardresearch ghost pixel



iFood: entregadores NÃO são obrigados a levar pedidos aos apartamentos

Após casos de hostilidade contra entregadores, o iFood deixou explicito que subir no apartamento não é parte da obrigação dos trabalhadores.



Um caso envolvendo o iFood que teve o Rio de Janeiro comp palco na última terça-feira, 19, deixou a internet em choque. Um entregador do aplicativo foi hostilizado em Jacarepaguá após se recusar a subir ao apartamento para entregar a encomenda de um cliente. Ao se posicionar sobre o seu deslocamento, o motoboy Robson José da Silva começou a filmar os xingamentos e ameaças ditas pelo morador.

Leia mais: Entregas mais rápidas e preços mais baixos: iFood sofrerá mudanças

“Aqui, tu só morre por causa de milícia, meu parceiro. Se eu descesse armado, te dava uma coronhada, seu filho da p***!”, disse Daniel Nunes, morador que ameaçou o entregador. Até o momento, a Polícia Civil do Rio de Janeiro ainda está investigando o caso ocorrido.

Em relação ao caso, o iFood emitiu uma nota afirmando que repudia a violência verbal e física contra os seus colaboradores. Além disso, a empresa também informou que, após fazer uma análise do caso, decidiu bloquear o cliente em questão de sua plataforma.

Situação não foi um caso isolado

Após a denúncia deita por Robson, outro entregador do iFood relatou a mesma situação. No domingo da mesma semana, Ruan Santos da Silva gravou um vídeo para registrar outro cliente da plataforma proferindo diversos xingamentos ao trabalhador pelo mesmo motivo.

Sendo assim, é possível notar que essa situação não é vista apenas em casos isolados, pelo contrário, isso tem acontecido constantemente com estes trabalhadores. Em dezembro de 2022, o iFood emitiu um comunicado deixando explicito para os os seus clientes que os entregadores não são obrigados a subir até o apartamento dos clientes ou entrar nos condomínios de casas para entregar o alimento na porta do cidadão.

A empresa recomenda que os clientes desçam até a portaria para encontrar os entregadores, agilizando então o sistema de entrega e garantindo mais segurança para ambos os lados.

“A obrigação do entregador é entregar no primeiro ponto de contato que existe na residência da pessoa. Se for no condomínio, esse ponto é a portaria. Essa é a recomendação dada para os entregadores e a comunicação passada para os consumidores”, afirmou o vice-presidente e estratégias e finanças do iFood, Diego Barreto.

Indicações do iFood para os consumidores

Após tantos casos, é válido reforçar quais são as orientações que a empresa dá:

  • Não deixe o entregador esperando, visto que isso pode atrapalhar a logística das entregas. A indicação é acompanhar a entrega e se preparar para recebê-lo no tempo estimado;
  • Por vezes, o entregador não pode subir ao local por não encontrar estacionamento próximo. Assim, o ideal é que o cliente desça para encontrar o motoboy e pegar seu pedido;
  • Não se esqueça do código de entrega informado no aplicativo, que será solicitado pelo entregador para confirmar a entrega.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário