Manual das pessoas felizes: 4 hábitos milagrosos para adotar hoje mesmo

A felicidade pode estar em cada um de nossos passos na vida. Para uma vida mais saudável, busque praticar os 4 hábitos a seguir!



O tema da saúde mental nunca esteve tão em alta como hoje. Todo dia, diversas pessoas estão estudando sobre hábitos de uma vida feliz ou lendo. De uma forma contributiva, o compartilhamento de suas descobertas pode fazer com que a gente consiga aplicar mais facilmente. 

Veja também: Descoberta a fruta da felicidade! Saiba porque ela vai te deixar mais feliz

Sendo assim, aqui estão algumas das mais práticas importantes para quem deseja ter uma vida mais feliz. A lista não diz respeito à importância. O ideal é praticar todas elas quando dependem só de nossa capacidade e vontade. 

1. Pratique exercícios físicos 

Pessoas que praticam exercícios físicos costumam ser mais felizes. De uma forma que independe da modalidade a ser praticada, a atividade é essencial para quem quer relaxar a mente e o corpo. 

Fazer exercícios regularmente faz com que a gente sinta mais bem-estar, ânimo e disposição ao reduzir o estresse. A endorfina é o que possibilita tudo isso. Com uma prática constante de exercícios físicos, menor a chance de desenvolver depressão e ansiedade. 

Como o foco é a saúde mental, damos maior destaque ao impacto positivo na questão comportamental. Seja como for, há muitas vantagens também na saúde física do nosso corpo, dentre elas, a prevenção contra outras doenças e o prolongamento da vida útil. 

2. Tenha boas amizades e terá mais felicidade

Ter alguém para compartilhar os momentos da sua vida é algo a ser sempre desejado, não só os momentos, mas as dificuldades também! 

Uma pesquisa feita em Harvard, que já vem sendo aprofundada há mais de 85 anos, é o estudo científico mais aprofundado no tema. O chamado “Estudo Sobre o Desenvolvimento Adulto” teve início em 1938 e desde lá importantes contribuições foram sendo feitas.

Uma das chaves da felicidade são as companhias. Eventualmente, chegar em casa, depois de um dia estressante, ter alguém para conversar e passar pelo mesmo problema junto e saber que não está sozinho, é um tranquilizador de que na sua jornada, sempre terá alguém! 

Além disso, a solidão e o isolamento foram considerados como estressantes pelo estudo. Para a pesquisa, nada é mais determinante do que amigos, familiares e parcerias mais próximas. 

3. Pratique a gratidão

Uma pessoa grata está feliz com o que está acontecendo com sua vida, ela faz questão de agradecer o que está acontecendo com ela, podendo se tornar mais otimista. 

Já uma pessoa ingrata, por sua vez, sente-se vazia ao saber que algo pode ser adicionado e está mais distante da felicidade. A gratidão virou  até estudo de pesquisa! 

No próprio site de Harvard, há um artigo dizendo que agradecer pode te deixar mais feliz. De acordo com um dos trechos: “a gratidão ajuda as pessoas a sentir emoções mais positivas, saborear boas experiências, melhorar sua saúde”.

4. Quer mais felicidade? Faça o bem

Por fim, estudos também demonstram que ajudar o próximo estimula a felicidade. Empatia para entender os problemas dos outros é também fortalecer a confiança deles com nós.  

Uma pesquisa publicada em 2020  por uma equipe de psicólogos da Universidade de Missouri-Columbia indica que a felicidade pode vir de “tentar fazer os outros se sentirem bem, ao invés de si mesmo”. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário