scorecardresearch ghost pixel



Mulheres em destaque: Lula anuncia pacote com 25 medidas neste 8 de março

Dentre as ações, está a criação do Dia Nacional Marielle Franco e editais para projetos voltados para prevenção à violência; Entenda.



O Dia Internacional da Mulher deve ser marcado pelo anúncio de um pacote de medidas voltadas para as mulheres. As ações receberão anúncio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira, 8, em cerimônia no Palácio do Planalto. O evento terá a condução da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

Leia mais: Dia Internacional da Mulher e a isonomia no serviço militar

Pacote de medidas

No total, haverá o anúncio de 25 ações. Dentre elas, por exemplo, está a emblemática criação do Dia Nacional Marielle Franco, em homenagem à vereadora do Rio de Janeiro assassinada junto ao seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.

Igualmente, outras medidas prometem fazer a diferença. É o caso de um projeto de construção de Casas da Mulher Brasileira, além do lançamento do Programa Dignidade Menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em suma, também haverá a doação de 270 viaturas para as Patrulhas Maria da Penha.

O governo federal também deve anunciar a criação de dois editais. O primeiro, com valor de R$ 4 milhões, tem como foco projetos municipais que atuam na prevenção à violência, assim como à criminalidade contra mulheres.

Por fim, o segundo edital terá o valor de R$ 1,5 milhão. Neste caso, o objetivo é o financiamento de projetos voltados para a geração de trabalho, renda e participação social para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Dia da Mulher

A data existe em todo o mundo e teve sua criação oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. O 8 de março simboliza a luta das mulheres por condições equiparadas aos homens em questões ligadas à desigualdade salarial, mas também no que se diz respeito à equidade de gênero, ao trazer em sua luta posicionamentos contra a violência e o machismo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário