scorecardresearch ghost pixel



‘Nem tudo que reluz é ouro’: 4 erros aparentemente inofensivos podem detonar suas finanças

Muitos subestimam a quantidade de dinheiro que pode ser economizado com aluguel, alimentação e gastos excessivos.



O sonho da independência financeira vive em muitas pessoas, principalmente no momento atual em que vivemos. Dia após dia, somos bombardeados com anúncios e propagandas sobre investimentos, finanças, seguros e muito mais.

Leia mais: Brasileiro não pode sacar o dinheiro ‘esquecido’ ou restituição do IR sem este procedimento

Para jovens que ainda estão iniciando seu caminho pelo mundo das finanças, ou até mesmo para aqueles que já estão dentro desse mundo, mas ainda não entendem como funciona o mercado, a tarefa de economizar pode ser mais do que um simples afazer. Em alguns casos, ela se transforma em um grande desafio.

Por isso, é importante destacar quatro erros comuns que as pessoas cometem ao lidar com suas finanças e como evitá-los.

Erros que você deve evitar com seu dinheiro

  1. Não ter uma poupança de emergência

A poupança de emergência é extremamente importante. Ela pode salvar sua vida caso um dia você perca seu emprego ou fique doente. Possuir uma reserva em caso de emergência é como pagar um seguro. Esse dinheiro guardado poderá ser usado em caso de necessidade. Por isso, é fundamental organizar e planejar um fundo de emergência com responsabilidade.

  1. Esperar muito tempo para começar a economizar

Em vez de gastar todo o seu salário em um único mês, é importante guardar uma parte para investir pensando no seu futuro. Se a cada mês você guardar uma quantia, poderá desfrutar de uma aposentadoria agradável e tranquila.

  1. Esbanjar um estilo de vida de alto padrão

Atualmente, estamos vivendo um momento em que esbanjar grandes valores é visto como algo admirável. Gastar grandes quantidades de dinheiro em coisas desnecessárias e consumir de modo excessivo “está na moda”. No entanto, o aumento do custo de vida começa quando as pessoas começam a enxergar antigos luxos como necessidade, ou ainda quando acreditam que, fazendo ou tendo determinado objeto, vida ou produto, estarão alcançando um “nível” na sociedade atual.

  1. Investir muito em ativos voláteis como criptomoedas

Recentemente, ações como NFTs, ações de memes, SPACs e criptomoedas viralizaram no mundo dos negócios. No entanto, apostar todas as fichas nesses investimentos pode ser um terrível erro. Esses bens específicos são muito voláteis e acabam arriscando a saúde financeira de milhares de pessoas.

Muitas pessoas colocam todo o seu dinheiro em ações como as citadas acima. Os investimentos são atraentes principalmente para aqueles que desejam construir riquezas rapidamente. Entretanto, para Lamar Watson, planejador financeiro certificado com sede em Reston, Virgínia, essa ideia não parece ser a mais indicada.

“É extremamente perigoso colocar todo o seu dinheiro em ativos de alto risco, como NFTs ou criptomoedas”, disse Watson. Além disso, o planejador comentou um pouco mais sobre planejamento: “quando se trata de planejamento financeiro, trata-se mais de se preparar para o pior do que de buscar o maior retorno”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário