scorecardresearch ghost pixel



Brasileiro não pode sacar o dinheiro ‘esquecido’ ou restituição do IR sem este procedimento

Saiba como aumentar o nível de sua conta gov.br para recuperar valores deixados em bancos ou o Imposto de Renda.



Com o intuito de garantir mais segurança aos usuários de seus sistemas, o governo federal criou a conta gov.br. Ela funciona como uma representação digital do cidadão em meios eletrônico e deve ser usada quando ele precisa utilizar serviços públicos.

Leia mais: Saiba como pedir o novo RG unificado com CPF: mudanças e validade

Atualmente, é obrigatório ter uma conta gov.br para utilizar as plataformas do governo. As credenciais autorizam o uso de serviços do SUS e de plataformas como Meu INSS e Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, por onde são feitas as inscrições no SiSu e outros programas de ingresso em universidades.

Também é com ela que o contribuinte pode receber a restituição do Imposto de Renda ou consultar dinheiro “esquecido” em bancos por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Contudo, nesses casos, é exigido um nível de segurança mínimo.

Níveis de segurança

A conta gov.br tem três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. O primeiro permite a utilização de serviços digitais menos sensíveis e o acesso parcial às funcionalidades do aplicativo e a poucos serviços digitais.

O nível prata garante mais segurança e o acesso completo a boa parte das funcionalidades do aplicativo gov.br, a um número maior de serviços digitais e a serviços de bancos credenciados ou que exigem reconhecimento facial.

Por fim, a conta outro libera o acesso a todos os serviços digitais e funcionalidades do aplicativo gov.br, sem restrição. O mesmo vale para serviços que exigem reconhecimento facial ou acesso a bancos credenciados.

Como aumentar o nível da conta?

Logo após o cadastro na plataforma, o usuário passa a ser nível bronze. Contudo, se quiser sacar o dinheiro esquecido ou à restituição do IR, ele precisa aumentar a segurança da conta.

Para isso, basta acessar o site servicos.acesso.gov.br, clicar na opção “Aumentar nível da conta” e escolher uma das seguintes formas para se tornar nível prata:

  • Usar as credenciais do Sigepe;
  • Realizar validação biométrica com base nos dados do Denatran;
  • Fazer login com o internet banking de bancos parceiros.

Já para ter uma conta ouro, é preciso fazer o reconhecimento facial para conferência das informações junto à base de dados da Justiça Eleitoral. Outra opção é validar os dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário