A vitamina B12 é extremamente importante para o corpo humano, pois é responsável por diversas funções, dentre elas, a formação saudável das hemácias que são responsáveis pela oxigenação do corpo. Quando há deficiência dessa vitamina no organismo, a medula espinhal pode ficar vulnerável a lesões que afetam o controle da bexiga, resultando em incontinência urinária.
Leia mais: Cérebro a mil por hora! Esta vitamina vai fazer milagres na sua mente
Quando há pouca ou nenhuma vitamina B12 no corpo humano, a medula espinhal fica mais vulnerável a lesões. Essas lesões podem causar muitos danos colaterais a outros órgãos. É possível perceber um desses danos ao ir ao banheiro.
O que o banheiro tem a ver com a vitamina B12?
A incontinência urinária é um sinal frequente associado à lesão da medula espinhal. Isso ocorre porque a bexiga está sob controle neural, o que significa que os danos nos nervos da medula espinhal afetam o controle da bexiga para reter a urina.
De acordo com a Associação Nacional para a Continência do Reino Unido, quando ocorre uma lesão na medula espinhal, a comunicação entre os nervos da coluna que controlam a função da bexiga no intestino pode ser dificultada, o que pode levar à disfunção da bexiga ou do intestino, denominada bexiga neurogênica ou intestino neurogênico.
Cientistas começaram a investigar a relação entre os níveis de B12 e a incontinência em pacientes idosos. Os resultados mostraram que 41% dos indivíduos sofrem de incontinência urinária ou fecal.
Segundo os pesquisadores, os achados sugerem que os níveis séricos de B12 de 300 pg/ml ou menos não estão associados à incontinência urinária isolada ou incontinência focal isolada, mas podem desempenhar um papel na incontinência dupla. A pesquisa foi publicada no “Journal of Gerontology“.
Veganos e pessoas com idades mais avançadas devem fazer um acompanhamento com médicos especialistas, principalmente nutricionistas. A conversa sobre a reposição da vitamina é necessária, já que a mesma pode causar vários outros problemas, como problemas digestivos, neurológicos e fadiga.