scorecardresearch ghost pixel



Olhe seu celular: cuidado, você pode estar sendo espionado e não sabe

Aprenda a descobrir se o seu telefone está com algum tipo de aplicativo espião instalado dentro dele. Veja o que fazer se esta for a situação.



O celular deixou de ser apenas um dispositivo de comunicação e passou a armazenar diversas informações sensíveis e pessoais das pessoas. Muitos nem usam mais a carteira com documentos, dinheiro e cartões, já que tudo está no smartphone. Por isso, alguns criminosos utilizam um tipo de aplicativo espião para tentar monitorar e roubar os dados das vítimas.

Veja também: Celular Galaxy A32 ganha bateria de 30.000 mAh e se torna ‘invencível’

Nos Estados Unidos da América (EUA) estima-se que 63% dos celulares estejam infectados com algum tipo de aplicativo espião. Os dados são referentes a um levantamento realizado entre 2020 e 2021. No Reino Unido, o uso de softwares do gênero cresceu incríveis 93% no mesmo período.

O que é um aplicativo espião, afinal de contas?

O aplicativo espião, conhecido também como spyware, são programas que podem monitorar as atividades de uma pessoa no celular. Ele pode ser usado legalmente por empresas e pais que desejam ficar de olho na atividade das crianças, por exemplo. No entanto, há pessoas que utilizam desse tipo de software para acompanhar o que o parceiro anda fazendo, por exemplo.

Esse tipo de programa consegue coletar informações sobre localização, mensagens, chamadas, áudio e até vídeo pela câmera do celular. O aplicativo precisa ser instalado manualmente no celular ou via a prática ilegal de phishing.

O aplicativo espião não está disponível nas lojas oficiais de app do celular e por isso costuma ser baixado em Android, já que o iOS não permite instalação de apps externos.

Como saber se você está sendo espionado no celular?

Não é tão simples descobrir se o seu celular está sendo monitorado de forma indevida. Porém, é importante se atentar para alguns detalhes, como:

1 – Confira todos os aplicativos que estão instalados;

2 – Verifique as permissões que os aplicativos demandam, especialmente as que dão acesso à câmera, fotos e microfone;

3 – Observe o consumo de bateria e de dados da sua internet e veja se tem algo estranho;

4 – Observe se suas mensagens aparecem como lidas sem que você as tenha lido;

5 – Veja se os ícones da câmera e do microfone aparecem como ativos sem estarem em uso.

Cada uma dessas dicas pode ser um indício de que seu celular está com um aplicativo espião. Neste caso, o melhor a fazer é realizar um backup dos principais arquivos e resetar o seu celular.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário